O Japão, país conhecido pela longevidade da população, bateu o recorde de centenários pela 53ª vez consecutiva.
Com 92,1 mil centenários, Japão volta a bater recorde mundial
O Japão bateu mais uma vez o recorde de centenários, com aproximadamente 92,1 mil pessoas com mais de 100 anos vivendo no país. Desse total, 88,5% são mulheres. O levantamento é do Instituto de Investigação sobre a População e a Segurança Social do Japão.
O recorde em questão foi atingido pelos japoneses pela 53ª vez consecutiva, sendo o país reconhecido pela expectativa de vida longeva. São cerca de 74 centenários para cada 100 mil habitantes do país.
Conforme os dados divulgados, além disso, 10% da população japonesa tem mais de 80 anos, equivalente a cerca de 12,69 milhões. A informação é referente à data de 15 de setembro.
Levando em conta aqueles com idade maior do que 65 anos, ou seja, considerando os idosos de modo geral, a proporção sobe para 29,1% da população – quase um terço dos habitantes. O número representa um crescimento de aproximadamente 0,1% frente ao ano de 2022.
As projeções feitas pelo governo japonês dão conta que os idosos passarão da proporção de um terço da população do país em 2040. A expectativa é de que, a essa altura, a proporção chegue a 34,8%.
A pessoa mais velha do Japão se chama Fusa Tatsumi, uma mulher de 116 anos morando no oeste do país, na província de Osaka.
O processo ocorre em meio a uma tendência de envelhecimento da população em diversos países do mundo – o que também traz uma série de novos desafios aos governos, como no que diz respeito à questão previdenciária.
Crescimento
Os dados dessa natureza começaram a ser levantados no Japão no ano de 1963, quando foram registrados 153 pessoas com mais de 100 anos no país. Quase 20 anos depois, em 1981, esse número subiu para mais de 1.000 pessoas, chegando, por sua vez, a mais de 10 mil em 1998.
O aumento gradativo da expectativa de vida no Japão é atribuído, pelos especialistas no assunto, principalmente ao desenvolvimento de novas tecnologias e tratamentos novos no campo da medicina.
Leia também | Turistas brasileiros não precisarão mais de visto para entrar no Japão
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.