Ícone do site Portal GCMAIS

Com onda de calor prevista para o país, Ceará deve ter máximas de até 35º; veja efeitos e saiba como se cuidar

Ondas-de-calor-devem-ser-mais-prolongadas-e-intensas,-avisa-especialista-da-ONU.-00-23-08-23

Uma previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgada nesta segunda-feira (18) aponta que o Brasil deve ser atingido por uma nova onda de calor. No Ceará, as máximas podem atingir até 35º. Em outras regiões do país, as máximas esperadas podem passar dos 43º, como em Cuiabá, no Mato Grosso. O calor pode causar efeitos graves à saúde e requer a tomada de alguns cuidados.

De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Clima Tempo, um bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias ao país e fortalecer o ar seco, resultando no calorão. Com exceção do Rio Grande do Sul, onde deve haver continuidade de chuvas significativas.

O fenômeno El Niño também tem influência na onda de calor desta semana, “com o aquecimento das águas e outros oceanos ao redor do globo”, afirma a especialista.

No Nordeste, o clima varia um pouco. Enquanto no Piauí a previsão é de 39°C durante a semana, a temperatura mais alta prevista para a região, em Pernambuco os termômetros batem 28°C, com possibilidade de chuva isolada.

No Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia, as temperaturas variam entre 29°C e 35°C.

Publicidade

Efeitos do calor

A respiração, a pele, os rins e o coração são algumas das áreas do corpo mais afetadas pelo calor contínuo. De acordo com o médico Abrão Cury, da SBCM (Sociedade Brasileira de Clínica Médica),  o calor provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que diminui a pressão e pode levar a uma sobrecarga na circulação. Se acompanhado de tempo seco, como acontecerá em São Paulo – sem previsão de chuva até o final da semana- pode irritar também a mucosa respiratória.

Além disso, a transpiração aumenta naturalmente em períodos de calor, como mecanismo de defesa para refrescar o corpo, o que, conforme o médico, provoca perda de sais e pode ainda causar dermatite. A recomendação é usar roupas mais leves e se hidratar.

Veja cuidados com a saúde durante a onda de calor

Prevenir-se do calor é importante para evitar problemas de saúde, como insolação, desidratação e outros relacionados ao calor excessivo. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para se proteger do calor:

Leia também | Calor de quase 39ºC derrete asfalto de rua em Santa Quitéria, no Ceará

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile