Vídeos com imagens fortes mostram o momento em que o raio atinge a praia durante a formação de uma tempestade
Casal morre após ser atingido por raio enquanto caminhava em praia do México
Um casal morreu após ser atingido por um raio enquanto caminhava pela faixa de areia da praia em Michoacán, no México, nesta segunda-feira (18). Vídeos com imagens fortes mostram o momento em que o raio atinge a praia durante a formação de uma tempestade, enquanto os frequentadores do local estavam se preparando para ir embora, com o céu escurecendo.
O raio atingiu primeiro uma mulher, que caiu de cara na areia e morreu no local, segundo as autoridades mexicanas. O impacto do raio percorreu a areia, atingindo outra pessoa que estava correndo em busca de segurança, conforme mostrado em um vídeo que circula nas redes sociais.
A segunda vítima, um homem, também cai de cara na areia. Ele foi levado ao hospital local, onde posteriormente foi declarado morto, de acordo com o jornal mexicano Marca.
Há menos de uma em 1 milhão de possibilidades de uma pessoa ser atingida por um raio, e quase 90% dos que são atingidos sobrevivem, segundo reportagem do New York Post.
Como se proteger de raios
Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção contra raios. A princípio, o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo – por ano, uma média de 100 milhões de descargas elétricas rompem o céu e atingem o solo brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Anualmente, cerca de 100 pessoas morrem em decorrência do fenômeno, sendo que 45% dos óbitos ocorrem no verão.
Embora alguns pensem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Igualmente, outros dizem que a melhor maneira de se proteger de uma descarga elétrica é permanecer dentro de um automóvel. Contudo, para esclarecer a forma mais segura de se proteger, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) sugere orientações imprescindíveis de como reagir diante dessa situação.
Raios e tempestades, como se proteger
Uma tempestade de raios é uma tempestade com intensa atividade elétrica no interior das nuvens, com grande desenvolvimento vertical. No Ceará, esses eventos adversos são mais comuns nos meses de maior concentração de chuvas, de dezembro a maio.
Se estiver na rua, o que fazer? Orientamos que evite:
– lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, tais como pequenas construções não protegidas, tendas e barracos;
– estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica.
– utilizar veículos automotores sem capota, motocicletas e bicicletas;
– ficar próximo a postes e outras estruturas altas, bem como da fiação elétrica e telefônica;
– se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas e outras estruturas metálicas;
– permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras esportivas e estacionamentos;
– fique no alto de morros ou no topo de prédios;
– se abrigue em árvores ou debaixo delas.
Leia também | Jovem é atingido por carro enquanto empinava moto em rodovia
Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.