Ícone do site Portal GCMAIS

De saída do PDT, Evandro Leitão admite preferência por novo partido: ‘mais próximo ideologicamente’

De saída do PDT, Evandro Leitão admite preferência por novo partido: 'mais próximo ideologicamente'

Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, voltou a falar sobre o pedido de desfiliação do PDT nesta terça-feira (19), em entrevista coletiva. O parlamentar, que esteve à frente do governo do estado por 10 dias, durante as ausências de Elmano de Freitas e Jade Romero, admitiu ter preferência por um novo partido, mas evitou mencionar qual legenda seria.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Sempre tenho dito que ainda estou em processo de desfiliação do partido em que estou. Nós temos um procedimento que está tramitando no Tribunal Regional Eleitoral e, enquanto isso, eu não posso estar criando expectativa de ir para partido A, B ou C. Tenho uma agremiação partidária que me sinto mais próximo ideologicamente falando, mas não adianta eu estar aqui fazendo qualquer tipo de menção. Vamos aguardar esse posicionamento da Justiça para que a gente possa estar anunciando nosso destino”, disse o deputado estadual.

O nome de Evandro Leitão já foi ventilado para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024 pelo PT. Além do Partido dos Trabalhadores, o PSB, presidido por Eudoro Santana, pai do ministro da Educação, Camilo Santana, também espera ter o deputado em seus quadros.

No fim de agosto, o presidente da Assembleia utilizou a tribuna da Casa para anunciar o pedido de desfiliação do Partido Democrático Trabalhista. Na ocasião, Evandro criticou a “perseguição” que, segundo ele, enfrentou dentro da legenda desde a campanha eleitoral de 2022.

“Chegou a hora de dizer que eu estou saindo do PDT. “Nos próximos dias, nós estaremos tomando as nossas providências para que a gente possa continuar o trabalho, não mais no PDT. […] Não posso aqui esquecer, e não que eu me retroalimente, fique toda hora e todo momento trazendo isso à tona, mas não posso esquecer tudo aquilo que aconteceu em 2022, no período pré-campanha, no período da campanha, onde o então presidente da AL não recebeu um único centavo de fundo partidário, um único centavo”, disse o presidente da Assembleia.

Publicidade

Dias antes do anúncio na tribuna da Assembleia Legislativa, o diretório estadual do PDT havia concedido a ele a carta de anuência para a desfiliação. No entanto, a Executiva Nacional do partido anunciou que disputaria judicialmente o mandato de Leitão.

Leia também | Evandro Leitão comunica desfiliação do PDT e fala sobre ser “perseguido”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile