Mais de 170 mil eleitores do Ceará estão com os títulos eleitorais cancelados por falta de revisão biométrica nos anos de 2019 e 2020, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em virtude da pandemia, esses eleitores continuaram com a situação regular para o voto nos pleitos de 2020 e 2022. Agora, para resolver essa pendência e estarem aptos ao voto nas eleições municipais de 2024, os eleitores têm até o dia 8 de maio do próximo ano para buscar atendimento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ao todo, foram 524.237 inscrições canceladas em todo o estado, seja por falta de revisão do eleitorado ou por ausência às urnas sem justificativa em três eleições consecutivas.
Títulos cancelados no Ceará
Além de impedir o exercício da democracia por meio do voto, o cancelamento do documento pode trazer uma série de outras consequências para quem deixou de cumprir suas obrigações com a Justiça Eleitoral, como a impossibilidade de nomeação em cargo público, a não renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino ou fiscalizadas pelo governo, entre outras situações.
O quantitativo de cidadãos que tiveram seus títulos cancelados por ausência à revisão biométrica na recente operação do TSE está distribuído em 55 municípios do Estado, incluindo Fortaleza, que soma sozinha mais de 102 mil eleitores nessa condição.
Leia também | Câmara Municipal aprova Piso da Enfermagem de Fortaleza nesta terça-feira (19)