cuidado

Onda de calor: Inmet emite alerta laranja, com nível elevado de perigo

A onda de calor que cobre o Brasil nesta semana chega a um nível de alerta laranja, representando perigo à saúde, conforme o órgão.

Compartilhe:
19 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

A onda de calor projetada para esta semana, no Brasil, fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de nível laranja, que significa um nível elevado de perigo em decorrência das altas temperaturas esperadas. A projeção leva em conta um período até a próxima sexta-feira (22).

Onda de calor: Inmet emite alerta laranja, com nível elevado de perigo
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Conforme o órgão, os principais estados a ter impactos substanciais em decorrência da onda de calor são:

Mato Grosso do Sul
São Paulo
Mato Grosso
Norte do Paraná
Oeste de Goiás
Sudoeste de Tocantins
Região do Triângulo Mineiro

O modelo seguido pelo Inmet obedece a critérios internacionais, segundo os quais um aviso meteorológico é acionado quando as temperaturas, em especial as temperaturas máximas, passam mais de 5°C a média histórica para o período e a região correspondente.

Conforme o levantamento, o calor pode subir a temperatura para acima dos 40°C nas regiões Centro-Oeste e Norte, assim como no interior de São Paulo. Além da alta, prevê-se também baixos níveis de umidade do ar, que também será afetada na área.

Os avisos avaliados pelo Inmet, no que diz respeito à onda de calor, podem ser categorizados como amarelos (indicando perigo potencial), laranjas (representando perigo) ou  ainda vermelhos (que indicam grande perigo). A intensidade é relacionada ao número de dias consecutivos do evento meteorológico.

A onda de calor foi alertada na última segunda-feira (18), pela manhã, e deve continuar em alta até o fim da tarde da sexta-feira (22). O Inmet, por outro lado, aponta ainda para a hipótese de o cenário se agravar a partir do sábado (23), motivo pelo qual o alerta tem que ser avaliado a cada dia, no decorrer desta semana.

Uma onda de calor, conforme as informações do órgão, é o que acontece quando uma região fica exposta a condições de tempo predominantemente seco e aumento da radiação solar. Isso acontece principalmente quando há um aumento na pressão da atmosfera entre os níveis médios e a superfície, uma vez que a partir desse processo acontece um aumento da temperatura do ar.

Leia também | Com onda de calor prevista para o país, Ceará deve ter máximas de até 35º; veja efeitos e saiba como se cuidar

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.