O prefeito José Sarto (PDT) anunciou nesta terça-feira (19), em live transmitida pela internet, que as catracas duplas dos ônibus de Fortaleza serão todas retiradas, de modo gradativo. A decisão veio após diversas reclamações, por parte da população, com relação à implementação da segunda catraca no transporte público.
O gestor destaca que, na última videotransmissão que fez para dialogar com a população – transmitida 14 dias atrás – ele fechou o compromisso de discutir com as empresas do transporte coletivo sobre o assunto. “Estipulei um prazo para que elas se adequem, para que retirem todas as elevações nas catracas”, disse ele. Segundo o prefeito, a remoção já foi iniciada.
Também informou que será feita, a partir disso, uma fiscalização para garantir que a retirada seja feita adequadamente. Ele pede ainda a ajuda da população para identificar quais veículos ainda têm as catracas duplas. “Estamos fiscalizando e, se você encontrar [alguma catraca dupla], ligue para o número 156, diga ônibus tal, horário tal, linha tal, e vamos providenciar a remoção.”
Ele explica ainda que a retirada das catracas duplas não poderá ser feita instantaneamente, e sim que deverá ocorrer de modo gradativo – “até porque você tem que ter mão de obra, estrutura…”
Sarto havia se comprometido com a remoção das catracas duplas há duas semanas
Sarto havia se comprometido, há duas semanas, a tomar providências para iniciar a remoção das catracas duplas. Ele havia afirmado que estabeleceu um prazo de 20 dias para as empresas de ônibus de Fortaleza iniciarem a retirada das estruturas.
Ao responder uma das perguntas enviadas por internautas, o gestor municipal disse: “Todos os dias eu recebo mensagens, vejo e acompanho as pessoas passando sufoco. Isso é um absurdo. Por isso estou informando agora a todo usuário do transporte público afetados por esse problema que já dei um prazo de 20 dias para que as empresas se adaptem, se adéquem e removam essas catracas. Elas já começaram a fazer isso, mas dentro de 15 dias, nós da prefeitura vamos começar uma fiscalização para saber se já retiraram todas mesmo”, afirmou ele.
Leia também | Sarto estabelece prazo para retirada de catracas elevadas nos ônibus de Fortaleza
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<