onda de calor

Ceará deve ter temperaturas máximas em torno de 37°C até esta quarta (20)

A projeção da Funceme aborda a onda de calor que toma o Ceará e o Brasil – em outros estados, as temperaturas máximas ultrapassam os 40°C.

Compartilhe:
20 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

Conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as temperaturas máximas no Ceará devem girar em torno de 37°C, em projeção que leva em conta o período até esta quarta-feira (20). As temperaturas mínimas, por sua vez, chegam a 16°C.

Ceará deve ter temperaturas máximas em torno de 37°C até esta quarta (20)
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O tempo fica mais quente principalmente no período da tarde, com destaque para as regiões de Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte. Em Fortaleza, o pico esperado pela Funceme é de 32ºC para o período.

Em contraponto às máximas, por sua vez, as menores temperaturas no estado do Ceará devem ser observadas no Cariri, no Sertão Central e na região dos Inhamuns, além da Ibiapaba e do Maciço de Baturité. Essas projeções dizem respeito aos períodos das madrugadas e começo das manhãs, variando entre 16°C e 21°C.

Onda de calor sobe temperatura no Ceará e no Brasil

De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Clima Tempo, ao longo desta semana um bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias ao Brasil e fortalece o ar seco, resultando no calor exacerbado. A exceção é o Rio Grande do Sul, onde deve haver continuidade de chuvas significativas. O fenômeno El Niño também tem influência na onda de calor desta semana, “com o aquecimento das águas e outros oceanos ao redor do globo”, afirma a especialista.

No Nordeste, o clima varia um pouco. Enquanto no Piauí a previsão é de 39°C durante a semana, a temperatura mais alta prevista para a região, em Pernambuco os termômetros batem 28°C, com possibilidade de chuva isolada. Em outros estados, como no Maranhão e no Rio Grande do Norte, as temperaturas variam entre 29°C e 35°C.

Veja cuidados com a saúde durante a onda de calor

Prevenir-se do calor é importante para evitar problemas de saúde, como insolação, desidratação e outros relacionados ao calor excessivo. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para se proteger do calor:

  • Mantenha-se hidratado: Beba água regularmente ao longo do dia, mesmo se não estiver com sede. Evite bebidas alcoólicas e cafeína, pois elas podem aumentar a desidratação.
  • Vista roupas apropriadas: Use roupas leves, soltas e de cores claras, que refletem a luz solar. Isso ajudará a manter seu corpo fresco.
  • Use protetor solar: Aplique protetor solar de amplo espectro com FPS adequado para proteger sua pele dos raios UV prejudiciais. Reaplique conforme necessário.
  • Evite atividades ao ar livre no auge do calor: Se possível, evite atividades extenuantes ao ar livre durante as horas mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h.
  • Procure sombra: Se você estiver ao ar livre, procure sombra sempre que possível para se proteger do sol direto.
  • Use um chapéu e óculos de sol: Isso ajudará a proteger sua cabeça, rosto e olhos dos raios solares.
  • Use ventiladores ou ar condicionado: Mantenha sua casa fresca usando ventiladores ou ar condicionado. Se não tiver acesso a esses dispositivos, considere passar algum tempo em locais climatizados, como shoppings, bibliotecas ou centros comunitários.
  • Tome banhos frios ou use toalhas úmidas: Isso pode ajudar a diminuir sua temperatura corporal.
  • Tenha cuidado com alimentos perecíveis: Evite deixar alimentos perecíveis ao sol por longos períodos e mantenha-os refrigerados ou em uma bolsa térmica quando estiver ao ar livre.
  • Esteja atento aos sintomas de superaquecimento: Fique atento a sinais como tontura, náusea, pele vermelha e quente, pulso rápido e dor de cabeça. Se você ou alguém ao seu redor apresentar esses sintomas, procure um local mais fresco e beba água.
  • Proteja grupos vulneráveis: Crianças pequenas, idosos e pessoas com condições médicas crônicas são mais suscetíveis ao calor excessivo. Certifique-se de que eles também estejam protegidos do calor.
  • Fique informado sobre as condições meteorológicas: Esteja ciente das previsões meteorológicas e dos alertas de calor para sua área. Isso o ajudará a se preparar adequadamente.

Leia também | Com onda de calor prevista para o país, Ceará deve ter máximas de até 35º; veja efeitos e saiba como se cuidar

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.