Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará deve ter temperaturas máximas em torno de 37°C até esta quarta (20)

Ceará deve ter temperaturas máximas em torno de 37°C até esta quarta (20)

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as temperaturas máximas no Ceará devem girar em torno de 37°C, em projeção que leva em conta o período até esta quarta-feira (20). As temperaturas mínimas, por sua vez, chegam a 16°C.

O tempo fica mais quente principalmente no período da tarde, com destaque para as regiões de Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte. Em Fortaleza, o pico esperado pela Funceme é de 32ºC para o período.

Em contraponto às máximas, por sua vez, as menores temperaturas no estado do Ceará devem ser observadas no Cariri, no Sertão Central e na região dos Inhamuns, além da Ibiapaba e do Maciço de Baturité. Essas projeções dizem respeito aos períodos das madrugadas e começo das manhãs, variando entre 16°C e 21°C.

Onda de calor sobe temperatura no Ceará e no Brasil

De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Clima Tempo, ao longo desta semana um bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias ao Brasil e fortalece o ar seco, resultando no calor exacerbado. A exceção é o Rio Grande do Sul, onde deve haver continuidade de chuvas significativas. O fenômeno El Niño também tem influência na onda de calor desta semana, “com o aquecimento das águas e outros oceanos ao redor do globo”, afirma a especialista.

No Nordeste, o clima varia um pouco. Enquanto no Piauí a previsão é de 39°C durante a semana, a temperatura mais alta prevista para a região, em Pernambuco os termômetros batem 28°C, com possibilidade de chuva isolada. Em outros estados, como no Maranhão e no Rio Grande do Norte, as temperaturas variam entre 29°C e 35°C.

Publicidade

Veja cuidados com a saúde durante a onda de calor

Prevenir-se do calor é importante para evitar problemas de saúde, como insolação, desidratação e outros relacionados ao calor excessivo. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para se proteger do calor:

Leia também | Com onda de calor prevista para o país, Ceará deve ter máximas de até 35º; veja efeitos e saiba como se cuidar

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile