A Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da UFC, tem programação especial nesta sexta (22) relacionada ao Método Canguru.
MEAC comemora 25 anos do Método Canguru com programação nesta sexta (22)
A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), está celebrando esta semana 25 anos do Método Canguru, desenvolvido com o objetivo de oferecer cuidados humanizados a mãe e bebê. A instituição prepara uma solenidade que ocorrerá nesta sexta-feira (22), com o tema “Juntos construímos essa história”.
A programação está marcada para acontecer na recepção da MEAC, a partir das 9h, e contará com a presença de gestores, equipes e pacientes do equipamento. Conforme divulgado, o evento apresentará uma exposição de fotos, um cordel narrando a trajetória do Canguru, homenagens aos profissionais de saúde, depoimentos de mães e o tradicional bolo de aniversário.
Durante a ocasião, também será lançado o livro “Método Canguru na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand: 25 anos de amor ao recém-nascido”, que é fruto da colaboração entre a equipe da unidade e o Dr. João Amaral, médico e professor da Faculdade de Medicina da UFC.
Método Canguru auxilia no contato entre mãe e bebê
O Método Canguru fortalece o vínculo entre bebês prematuros e/ou de risco e suas famílias, especialmente as mães, promovendo o contato pele a pele, estabelecido por meio de um tecido.
Alessandra Ferrer, coordenadora da Unidade Canguru da MEAC, destaca que o método abrange três etapas, desde o início do relacionamento da gestante de alto risco com a Maternidade até o acompanhamento da família e da criança após a alta hospitalar, quando o bebê atinge 2,5 kg.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Método Canguru proporciona vários benefícios, incluindo um período de internação mais curto para o bebê, adequada oxigenação, estabilidade térmica, controle e alívio da dor, aumento da amamentação materna e estimulação sensorial positiva.
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh), composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, é parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e administra atualmente 41 hospitais universitários federais, apoiando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Essas unidades, ligadas a universidades federais, atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto apoiam a formação de profissionais de saúde e promovem pesquisas e inovação.
Leia também | Saiba como doar leite humano para os bebês da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.