Para o prefeito de Itaitinga, Marquinhos Tavares, o principal desafio hoje para a administração pública do município é alavancar seu desenvolvimento econômico, de modo a acompanhar o crescimento populacional e afastar da cidade o estigma das “páginas policiais”. Ele concedeu entrevista, nesta quinta-feira (21), à Rádio Jovem Pan News Fortaleza.
O município hoje abriga a maioria das Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) do Ceará, e as unidades prisionais acabaram afetando negativamente a imagem da cidade, como diz o gestor. “Acabou ficando estigmatizada por isso, ficou sendo conhecida como a cidade que abriga esses equipamentos e que padecia de todos os problemas que eles acarretam”, conta.
“Nosso desafio é retirar Itaitinga das páginas policiais colocar nas páginas de economia, de desenvolvimento, de um outro patamar, para que a gente consiga nos desvincular dessa imagem da cidade que abriga esses equipamentos. E acho que a gente vem, graças a Deus, alcançando esses objetivos”, diz ainda o prefeito.
Itaitinga foi o município que registrou o maior crescimento entre as cidades cearenses no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado recentemente. A população cresceu de 38 mil para 68 mil habitantes, tendo registrado o 14º maior crescimento populacional do Brasil entre o último levantamento e o anterior.
Segundo o gestor, isso gera impacto em todas as frentes da administração pública, incluindo o trânsito, os atendimentos de saúde e as demandas na área da educação. Em paralelo a isso, para acompanhar o aumento das necessidades, a cidade tem instalado novos equipamentos públicos em diferentes áreas: “A gente implementou uma série de serviços no hospital, entre eles a questão da traumatologia, que não tínhamos. Se alguém tivesse uma fratura qualquer, tinha que ir para Fortaleza fazer imobilização. E também a quantidade de alunos nossa rede municipal [cresceu], tínhamos 7.200 alunos e hoje nós contamos com mais de 9.600 alunos.”
Conforme o prefeito, a principal aposta da gestão para alavancar o crescimento econômico no município, e afastar o estigma relacionado aos casos policiais, diz respeito às empresas de logística, levando em conta a localização de Itaitinga. “Estamos à margem tanto do 4º Anel Viário quanto da BR-116. Dali, temos acesso fácil e rápido para o Porto do Pecém, Porto do Mucuripe, assim como saída para as demais regiões do país, Sudeste, Norte… Fica muito favorável para essas empresas, sobretudo de logística, e os empreendedores estão começando a descobrir Itaitinga.
Leia também | Nove detentos fogem da CPPL VI, em Itaitinga
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<