chapada do araripe

Batalhão da PM recolhe 27 fósseis durante fiscalização no Cariri

A ação de prevenção da Polícia Militar (PM) é feita com regularidade na região do Cariri, para combater o tráfico ilegal de fósseis.

Compartilhe:
22 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

A Polícia Militar do Ceará realizou uma operação de prevenção ambiental e fiscalização do patrimônio no estado, resultando na apreensão de 27 fósseis encontrados durante atividades de extração de rochas em pedreiras. A ação foi feita por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e aconteceu no município de Santana do Cariri.

Batalhão da PM recolhe 27 fósseis durante fiscalização no Cariri
Foto: Divulgação / SSPDS

Uma equipe da 2ª Companhia do BPMA esteve articulada em medidas para prevenir o tráfico de fósseis, visitando pedreiras de calcário laminado (pedra Cariri) na zona rural da cidade. Com a colaboração dos trabalhadores locais, foram recuperados 27 unidades que haviam sido encontradas durante a extração de minério.

Entre os fósseis recuperados, estão 16 de peixes (Chondrichthyes), cinco de insetos (Ephemeroptera), cinco de plantas (Ruffoordia) e um ainda não identificado. Todos os fósseis foram entregues ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens para fins de estudos e exposição.

A Chapada do Araripe, onde Santana do Cariri está localizada, é uma área com grande presença de vestígios do período cretáceo, o que a torna conhecida internacionalmente por seus diversos tipos de fósseis. No entanto, essa notoriedade também trouxe o problema do tráfico ilegal desses objetos.

Em resposta a essa problemática, o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente realiza com regularidade ações de fiscalização preventivas nas minas e pedreiras dos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, região que concentra grande quantitativo de fósseis no Ceará. Além disso, as equipes engajadas nas ações têm também a missão de educar os colaboradores e proprietários dessas áreas sobre a importância de manter esses fósseis no Brasil.

Até o momento, conforme divulgado pelas forças de segurança, o trabalho do BPMA no estado do Ceará já resultou na entrega de mais de 500 fósseis ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, incluindo plantas, crustáceos, aracnídeos, insetos, peixes e anfíbios.

Leia também | Tartaruga é resgatada por policiais na Praia da Lagoinha

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.