O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou, neste sábado (23), que enviará para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) projeto de lei que estabelece o passe livre estudantil nesta segunda-feira (25). O anúncio foi feito durante aulão do Academia Enem, no Ginásio Paulo Sarasate.
Como destacou Sarto, a nova política irá permitir duas passagens gratuitas por dia útil para cada aluno portador da Carteira Estudantil, documento que é vinculado ao Bilhete Único. Além disso, após o uso do Passe Livre, continuará valendo a tarifa estudantil, que é de R$ 1,50.
“É uma conquista, um verdadeiro marco histórico para a categoria estudantil. São dois bilhetes, ida e volta gratuita para qualquer estudante, sem nenhuma restrição. Única condição de controle é a Carteira Estudantil, por isso é muito importante que as entidades e a juventude possam se mobilizar para acessar este que será um direito deles”.
Sarto também comentou que, para além de uma política de apoio aos estudantes e à juventude, o Passe Livre também possui um caráter socioeconômico, pois terá um impacto positivo no orçamento de famílias que mais precisam.
“Isso é uma política também para desonerar o orçamento familiar. Existem mães que precisam arcar com várias passagens para seu filho, ou mesmo que possuem mais de um filho. Isso não gera só economia, mas um fator de estímulo pedagógico. É por políticas assim, que incluem a juventude, que Fortaleza brilha na qualidade da sua educação”.
O anúncio foi realizado no Academia Enem, projeto da Prefeitura que oferece aulões temáticos para estudantes da rede pública. Luiz Arthur Nogueira, de 17 anos, pensa em fazer design e elogiou o projeto do Passe Livre.
“É algo incrível, que eu nunca imaginei que sairia do papel. Isso já vai me ajudar a partir de agora, mas, na faculdade vai ajudar ainda mais. É algo necessário para os estudantes”, comentou. Caso entre no curso, Luiz conseguirá se deslocar gratuitamente da Messejana, onde mora, para o Benfica, onde está localizado o Curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC).
João Guilherme também espera a aprovação e aplicação da lei do Passe Livre. “Eu não uso tanto o transporte de ônibus agora, mas vou precisar quando passar na faculdade. E isso é uma conquista muito boa para todos os estudantes. Com ela, vou poder ir do meu bairro, lá do Colônia, até o Pici de graça”, celebrou.
Passe livre estudantil em Fortaleza
O prefeito esclareceu que, ao contrário de outras capitais que têm restrições específicas para o passe livre, o sistema em Fortaleza será universal, abrangendo todos os estudantes, sem exceção.
O grupo de trabalho da Prefeitura de Fortaleza, criado em janeiro, monitora, avalia e planeja o transporte público na cidade. O decreto que estende por mais 180 dias as atividades do grupo foi assinado pelo prefeito José Sarto. A ação do grupo é propositiva e visa subsidiar estratégias para fortalecer políticas públicas no setor.
Leia também | Aprovado na Câmara projeto que coíbe contratação de consignados sem consentimento
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<