Cerca de 6 mil serviços para profissionais autônomos devem ser contratados em todo o Ceará entre os meses de setembro e dezembro deste ano, conforme projeção do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine). As atividades mais demandadas no período são faxina, serviços gerais, garçom, lavagem de roupas e passador.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo, “no último quadrimestre do ano geralmente aumentam as demandas pelos serviços em função do incremento da renda das famílias com o pagamento do 13º salário, por exemplo. O período também é propício para reparos em residências, confraternizações, viagens, o que colabora para o crescimento das solicitações”.
Segundo dados do Sistema Empreende+, de janeiro a agosto de 2023, 11.822 serviços foram realizados pelos profissionais cadastrados no IDT/Sine, no Ceará. Funções como pedreiro, pintor de paredes, bombeiro hidráulico, eletricista, marceneiro, massagista, cuidador de idosos, carpinteiro e bombeiro hidráulico de vazamento oculto, estão entre as atividades oferecidas pela área de autônomos do IDT/Sine.
“As perspectivas de oportunidades para profissionais autônomos nesta reta final de 2023 projetam um crescimento de 44 % em relação ao ano anterior. Isso se deve principalmente à expansão desta modalidade de atendimento em toda a rede de unidades do IDT e ao incremento das solicitações no final do ano. Estamos trabalhando para garantir que as demandas cheguem aos trabalhadores e assim possam gerar renda e garantir bons serviços para a população, beneficiando milhares de famílias cearenses”, afirmou o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.
IDT/Sine deve contratar 6 mil serviços autônomos no Ceará
Para participar das oportunidades, os interessados devem procurar as unidades do IDT/Sine e fazer o seu cadastro. O processo seletivo inclui entrevista e palestra explicativa sobre os serviços com foco em temas como conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços, e postura profissional. De acordo com o órgão, durante toda a execução da atividade, os profissionais são acompanhados por técnicos especializados na área, com o suporte do Núcleo de Psicologia do Instituto. As inscrições também podem ser feitas através do site www.idt.org.br
Os interessados em contratar os serviços de profissionais autônomos podem acessar o portal www.idt.org.br e preencher o formulário “solicite um profissional autônomo”. A solicitação também pode ser feita por telefone, através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 591.0363, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Leia também | Ceará deve gerar 3.400 empregos temporários no fim do ano, diz IDT