Quase 1 milhão de pessoas no Brasil têm Alzheimer, conforme dados da Associação Brasileira de Alzheimer. O número corresponde a 55% dos pacientes com algum tipo de demência no país, que totalizam 1.700.000. Segundo o levantamento, ainda existem outros 2 milhões e 300 mil brasileiros que sofrem de algum tipo de diminuição na parte cognitiva. São pacientes com sintomas ligados à memória mas que ainda não apresentam demência.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No Brasil, a estimativa é de que até 2030 o Alzheimer afete quase 2 milhões e 800 mil pessoas. E em 2050, esse número pode chegar a 5,5 milhões de pacientes. Para o estudo foram analisados dados de 2019, que avaliaram informações de 5.249 brasileiros com mais de 60 anos, de 70 cidades pequenas, médias e grandes, tanto na área urbana quanto na rural.
O estudo chama a atenção para alguns fatores que podem agir sobre a prevalência do Alzheimer: idade, escolaridade e gênero.
Alzheimer no Brasil
Dados do 1º Relatório Nacional de Demências – a serem publicados até o fim de 2023 – devem mostrar uma situação preocupante para a saúde pública no Brasil. A quantidade de pessoas não diagnosticadas com a Doença de Alzheimer deve estar na faixa de 75% a 95%, dependendo da região brasileira.
Especialistas apontam que há um consenso de que, dentre os fatores de risco para a doença, há um deles que não é propriamente da área de saúde: a baixa educação.
Leia também | Aumento de idosos deve demandar maior aplicação de vacinas no Brasil
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<