A partir desta terça-feira (26), Fortaleza passa a contar com postos de saúde itinerantes por meio dos quais a população terá acesso a atendimentos e serviços da Atenção Primária. O lançamento do programa é realizado nesta terça no Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher).
Segundo o prefeito José Sarto, a iniciativa também engloba ações pioneiras, que serão ampliadas, como a entrega de medicamentos em casa, por meio de triciclos elétricos, os Tuk-tuks dos Remédios.
“Os equipamos três carretas com tudo o que é necessário para o funcionamento de uma unidade básica de saúde itinerante. Vamos levar atendimento para onde a população mais precisa”, disse em uma publicação nas redes sociais.
O Programa faz parte do novo modelo de gestão da saúde de Fortaleza e visa desenvolver políticas públicas criativas para otimizar os fluxos de atendimento e ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
As unidades móveis serão instaladas em pontos estratégicos que contemplam áreas onde esteja acontecendo alguma reforma no posto de saúde do bairro, para que a população não fique sem os serviços de saúde.
“Esse programa consiste na aquisição dessas seis carretas móveis onde nós temos consultório médico, odontológico, sala de vacinação, posto de coleta de exames e evidentemente, a área administrativa. Essa carreta vai ser colocada exatamente onde está sendo a requalificação do posto de saúde para que a população daquela área não tenha que ir para outra área”, frisou Sarto.
Leia também | Cruz da Vida promove atendimentos médicos gratuitos neste sábado (5) em Fortaleza
Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<