publieditorial

CIADI expande atendimento a crianças e adolescentes com autismo de outras cidades do Ceará

Órgão foi criado em 2021 para prestar atendimento voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down

Compartilhe:
26 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI) deve ser expandido para outros municípios do estado do Ceará nos próximos meses. O espaço atende crianças de dois a 12 anos e adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças de dois a sete anos com Síndrome de Down, dependentes dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e comunidade do entorno.

CIADI expande atendimento a crianças e adolescentes com autismo de outras cidades do Ceará
Foto: Reprodução

De acordo com a primeira-dama, Cristiane Leitão, a escolha das cidades que vão receber unidades do CIADI vai ser baseada em critérios como diagnóstico de demanda da região e também a partir das estatísticas.

“Hoje, a nossa demanda é uma demanda espontânea. Gostaríamos de abraçar a todos que nos procuram. Nós temos um espaço físico que a gente ampliou no que conseguiu ampliar, mas nós estamos agora com novas vertentes para levar a nossa excelência de atendimento para muitos. Porque nós vamos montar, implementar, um CIADI em alguns municípios que nós estamos escolhendo de acordo com os diagnósticos, com a estatística”, explicou.

A psicóloga Jamilla Gondim sabe da importância do equipamento no tratamento de seu filho Lucca. Segundo ela, após ser atendido no local, ele tem apresentado melhoras significativas no comportamento e no desenvolvimento.

“Desde novinho, ele foi apresentando muitos atrasos, muitos sinais de atrasos motores mesmo, demorou para segurar o pescocinho, demorou para andar, para falar. Eu via que tinham algumas demandas que eram muito complicadas para ele. Evoluiu bastante a questão de grupos, de estar com outros coleguinhas. Ele era muito grudado comigo. Como ele tinha muito essa questão do isolamento, da questão sensorial mesmo, que desorganizava muito a questão dos barulhos, então, aqui, trabalharam muito isso para ele aprender a se organizar quando as coisas forem difíceis para ele”, relatou.

A percepção de melhoria é compartilhada pela autônoma Zuila Vieira, mãe de Kaleb. A transformação do filho é notada, entre outros aspectos, na forma de se relacionar com os colegas.

“De zero a dez, ele melhorou dez ou muito mais. Hoje em dia, ele já fala com todo mundo, já se expressa melhor. Ele sorri para todo mundo, dá bom dia. Ele é outra criança”, afirma.

>  > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Acompanhamento especializado

Atendendo cerca de 70 crianças e adolescentes filhos de servidores e da comunidade do entorno da Assembleia Legislativa, o CIADI oferece terapias que são trabalhadas de modo integrado e contínuo, com um atendimento especializado para cada criança.

“O acompanhamento para cada criança requer uma energia diferente e aí requer também práticas diferentes, é por isso que, aqui no nosso centro, nós fazemos uma anamnese que se chama de anamnese assertiva, onde os profissionais avaliam aquela criança no formato do brincar livre, oferecendo recursos, estratégias de cuidado e, a partir dessa avaliação, a gente elenca as prioridades terapêuticas”, esclareceu Bráulio Teixeira, orientador do CIADI.

“É uma pessoa que tem potencialidades, que tem habilidades muito boas que a gente pode ter grandes artistas, a gente tem exemplos disso”, complementou a coordenadora do CIADI, Sáskya Vaz.

História do CIADI

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI) foi criado em 20 de maio de 2021, com objetivo de prestar atendimento voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down, oferecendo assistência especializada, segura, de qualidade e humanizada a essas crianças e adolescentes, visando a inclusão, reabilitação e o desenvolvimento das mesmas. E é constituído pelos seguintes órgãos:

I – Célula de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista;

II – Célula de Atendimento em Síndrome de Down.

Para desenvolver suas atividades, o CIADI conta com uma equipe de profissionais para a gestão do Centro e outra equipe multiprofissional, entre os quais psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, musicoterapeutas, médico psiquiatra infantil, médico pediatra, neuropediatra infantil, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

As instalações do CIADI são totalmente adaptadas para atender o seu público dentro de uma infraestrutura segura e equipada.

Serviço CIADI

Dias: segunda a sexta. Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Local: Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Assembleia Legislativa), Avenida Pontes Vieira, 2300.

Leia também | CIADI atende crianças e adolescentes com autismo em Fortaleza

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.