A Câmara Municipal de Fortaleza realizará uma audiência pública na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, a partir do requerimento n.º 3423/2023, de autoria do vereador Moura Taxista (PSB). O objetivo principal dessa iniciativa é debater as práticas da Fraport Brasil, como a taxa de estacionamento, que tem impactado negativamente o trabalho dos taxistas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
Entre as principais preocupações levantadas pela categoria, destaca-se a implantação de cancelas pela Fraport na área de embarque e desembarque. Essas cancelas exigem o pagamento de uma taxa de R$ 20,00 quando o tempo de espera no aeroporto ultrapassa os dez minutos. Essa medida afeta não apenas os taxistas, mas também os motoristas de aplicativos e passageiros comuns que vão buscar ou deixar passageiros no local.
Para o debate, estão sendo convidadas várias partes interessadas, incluindo a Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza), a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), o Detran, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará, cooperativas do aeroporto, o Sindicato dos Taxistas e qualquer pessoa interessada no assunto.
Proposta para a taxa do Aeroporto de Fortaleza
O vereador Moura Taxista destacou que serão apresentadas algumas propostas, que serão refinadas durante a audiência pública com a colaboração da categoria. Alguns desses pontos incluem:
- Desordem no saguão: Sugere-se a contratação de segurança privada pela Fraport para garantir a ordem e a segurança no saguão do aeroporto.
- Embarque e desembarque: Propõe-se a contratação da empresa Via Livre, que presta serviços à Prefeitura, para auxiliar na organização do trânsito na área de embarque e desembarque.
- Cancelas: Sugere-se a remoção das cancelas do espaço público como medida para resolver o problema.
Essas propostas visam abordar as questões levantadas pelos taxistas e melhorar a situação no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Leia também | Seis carretas equipadas vão percorrer bairros de Fortaleza oferecendo serviços de saúde
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<