republicanos

Oposição nos EUA abre inquérito de impeachment contra presidente Joe Biden

Deputados do Partido Republicano miram o presidente dos EUA Joe Biden, tentando efetivar um processo de impeachment.

Compartilhe:
28 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

O bloco do Partido Republicano, nos Estados Unidos da América (EUA), tenta pôr a cabo um processo de impeachment contra o atual presidente do país, Joe Biden, por pagamentos de origem estrangeiro feitos a pessoas de sua família. Os deputados do bloco que estão à frente da iniciativa detalharam a questão nesta quinta-feira (28).

Oposição nos EUA abre inquérito de impeachment contra presidente Joe Biden
Foto: Reprodução

Foi realizada uma audiência inicial de impeachment, o que é realizado pelo Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados. Na ocasião, no entanto, os parlamentares não chegaram a apresentar evidências de beneficiamento pessoal por parte do presidente.

A apuração dos parlamentares se centra em empreendimentos do filho do mandatário, Hunter Biden, que tem 53 anos. A intenção da oposição é demonstrar que familiares do presidente têm “vendido” acesso ao poder federal nos Estados Unidos, por meio de operações ligadas a essas empresas.

A hipótese é contestada pelo Partido Democrata, ao qual Biden é filiado. A Casa Branca também aponta que não há quaisquer irregularidades relacionadas ao caso e apontou que a iniciativa dos republicanos é motivada por interesses políticos. James Raskin, do Partido Democrata, pontuou em resposta à ação dos republicanos que, se eles tivessem uma prova real sobre as ações atribuídas a Biden, eles já teriam apresentado, o que não aconteceu até o momento.

O presidente norte-americano tentará a reeleição na disputa do ano que vem, quando poderá enfrentar mais uma vez o republicano Donald Trump, ex-presidente que o antecedeu – e que perdeu, ele próprio, a disputa pela reeleição, em 2020. Trump, por sua vez, se vê envolto por acusações na Justiça, incluindo um caso que diz respeito a uma suposta tentativa de reverter a derrota no pleito daquele ano.

Leia também | Trump se entrega à prisão para ser fichado e é liberado após pagar fiança

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.