Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as temperaturas chegaram a atingir 38,1°C no estado do Ceará, nesta quinta-feira (28). Como aponta o instituto, o município com a maior temperatura máxima foi Barro, seguido por Jaguaribe – Sítio Brum (38,1°C), Santa Quitéria (38°C), Jaguaribe (37,8°C) e Varjota (37,8°C).
A lista é diferente daquela de municípios com as menores umidades relativas do ar. A menor taxa ficou com Tauá (20%), seguido por Iguatu (21%), Barbalha (22%), Sobral (22%) e Morada Nova (23%). No caso da umidade relativa, diferente da temperatura, os municípios do Ceará com as menores taxas são os que apresentaram o clima mais seco.
Conforme as informações da equipe da Funceme, a tendência para quinta e sexta-feira é de que os valores fiquem menores do que 20% na região centro-sul do estado.
O aumento da temperatura é registrado em meio a um período de calor intenso que acomete não só o estado do Ceará, como costuma ocorrer no atual período do ano, mas o Brasil como um todo, tendo sido registrada a chegada de uma onda de calor nos últimos dias.
Na última semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de nível laranja, que significa um nível elevado de perigo em decorrência das altas temperaturas esperadas. Conforme o órgão, os principais estados apontados como alvos da onda de calor foram Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso, destacando ainda regiões específicas dos seguintes estados: norte do Paraná, oeste de Goiás, sudoeste de Tocantins e região do Triângulo Mineiro.
Veja cuidados com a saúde em meio à alta temperatura no Ceará
Prevenir-se do calor é importante para evitar problemas de saúde, como insolação, desidratação e outros relacionados ao calor excessivo. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para se proteger do calor:
- Mantenha-se hidratado: Beba água regularmente ao longo do dia, mesmo se não estiver com sede. Evite bebidas alcoólicas e cafeína, pois elas podem aumentar a desidratação.
- Vista roupas apropriadas: Use roupas leves, soltas e de cores claras, que refletem a luz solar. Isso ajudará a manter seu corpo fresco.
- Use protetor solar: Aplique protetor solar de amplo espectro com FPS adequado para proteger sua pele dos raios UV prejudiciais. Reaplique conforme necessário.
- Evite atividades ao ar livre no auge do calor: Se possível, evite atividades extenuantes ao ar livre durante as horas mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h.
- Procure sombra: Se você estiver ao ar livre, procure sombra sempre que possível para se proteger do sol direto.
- Use um chapéu e óculos de sol: Isso ajudará a proteger sua cabeça, rosto e olhos dos raios solares.
- Use ventiladores ou ar condicionado: Mantenha sua casa fresca usando ventiladores ou ar condicionado. Se não tiver acesso a esses dispositivos, considere passar algum tempo em locais climatizados, como shoppings, bibliotecas ou centros comunitários.
- Tome banhos frios ou use toalhas úmidas: Isso pode ajudar a diminuir sua temperatura corporal.
- Tenha cuidado com alimentos perecíveis: Evite deixar alimentos perecíveis ao sol por longos períodos e mantenha-os refrigerados ou em uma bolsa térmica quando estiver ao ar livre.
- Esteja atento aos sintomas de superaquecimento: Fique atento a sinais como tontura, náusea, pele vermelha e quente, pulso rápido e dor de cabeça. Se você ou alguém ao seu redor apresentar esses sintomas, procure um local mais fresco e beba água.
- Proteja grupos vulneráveis: Crianças pequenas, idosos e pessoas com condições médicas crônicas são mais suscetíveis ao calor excessivo. Certifique-se de que eles também estejam protegidos do calor.
- Fique informado sobre as condições meteorológicas: Esteja ciente das previsões meteorológicas e dos alertas de calor para sua área. Isso o ajudará a se preparar adequadamente.
Leia também | Com calor de 35ºC, homem frita ovo em asfalto de rodovia no interior do Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<