Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições para Conselho Tutelar: confira lista de candidatos e consulte local de votação

Sarto envia proposta para Câmara para criação de quatro novos conselhos tutelares em Fortaleza

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza

As eleições para a escolha dos novos conselheiros tutelares ocorrem neste domingo (1°). A votação acontece em todo o Ceará, na escolha dos conselheiros de cada município. Só em Fortaleza, são 89 locais de votação, aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica).

No Ceará, 970 conselheiros serão eleitos para um mandato de quatro anos. Na capital, serão eleitos 60 conselheiros e 60 suplentes. Eles serão submetidos a um curso preparatório de habilitação à função de conselheiro tutelar, conforme informações da prefeitura.

Os conselheiros tutelares escolhidos exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva e deverão cumprir jornada de trabalho de oito horas diárias. A posse acontece em janeiro de 2024.

Como consultar o local de votação

As eleições vão ocorrer no dia 1° de outubro. O processo de escolha ocorre sob a coordenação do Comdica, com execução da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

Para votar, basta comparecer ao local vinculado à sua seção eleitoral e ao seu local de votação do TRE no dia 1° de outubro, das 8h às 17h, portando o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Publicidade

Consulte a lista de candidatos

A prefeitura de Fortaleza divulgou a lista de candidatos com nome completo e o número que será utilizado no pleito. São mais de 170 pessoas concorrendo em toda a cidade. A lista pode sofrer mudanças caso algum novo candidato seja incluído.

O voto na eleição para Conselho Tutelar é optativo. Os cargos serão preenchidos de acordo com o número de votos. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza tem 8 Conselhos Tutelares. O prefeito José Sarto (PDT), contudo, sancionou uma lei que amplia o número para 12.

Leia também |Câmara aprova arcabouço fiscal e exclui da proposta Fundeb e Fundo do DF

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile