Fortaleza dará início à Campanha Nacional de Multivacinação 2023, neste sábado (30), com 22 postos de saúde abertos das 8h às 16h30. A mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na faixa etária de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias, oferecendo todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo a proteção contra diversas doenças.
A iniciativa, que se estende até o dia 14 de outubro, visa atualizar a caderneta vacinal do público-alvo, sendo uma oportunidade valiosa para proteger a saúde individual e coletiva.
A coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, enfatiza que a participação na campanha não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a redução da circulação de doenças no país. Ela destaca a importância dos pais ou responsáveis levarem suas crianças e adolescentes aos postos de saúde mais próximos para verificar a caderneta de vacinação e atualizá-la, se necessário.
Além dos 22 postos de saúde abertos neste sábado, a Prefeitura de Fortaleza oferece a imunização em 118 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos finais de semana e feriados, a vacinação continua em duas unidades, das 8h às 16h30, cujos endereços podem ser consultados no portal da Prefeitura (fortaleza.ce.gov.br).
A documentação de identificação é o único requisito para acessar a vacinação. Conforme o poder público, os profissionais de saúde estão preparados para orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.
Vacinas disponíveis para crianças e adolescentes
As vacinas disponíveis nos postos de saúde em Fortaleza, para a Campanha de Multivacinação, abrangem uma variedade de doenças e incluem BCG, Hepatite B, Poliomielite (VIP e VOP), Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10, Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola), Varicela, Hepatite A, Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche), e Papilomavírus humano (HPV) para crianças. Para adolescentes, as vacinas disponíveis são Hepatite B, Dupla bacteriana (Difteria e Tétano), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola), Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal. A vacinação contra a COVID-19 também está disponível para este público.
Balanço da vacinação em Fortaleza
Até agosto deste ano, Fortaleza tinha cerca de 63 mil crianças com idade entre zero e 2 anos, sendo que 8.245 delas estavam com uma ou mais vacinas em atraso na caderneta vacinal. A tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) tinha uma cobertura de 89,5%, e a poliomielite, 80,9%. O município realiza várias estratégias, incluindo busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para ampliar a cobertura vacinal e conscientizar sobre a importância da vacinação.
Dia D de Multivacinação
Como parte da campanha, o Dia D de vacinação ocorrerá em 7 de outubro nos postos de saúde de Fortaleza. O movimento promove a conscientização sobre a importância da imunização e seus benefícios para a saúde individual e coletiva. A programação completa do Dia D será divulgada nos próximos dias no portal da Prefeitura de Fortaleza.
Leia também | Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa neste sábado (30) no Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<