Ícone do site Portal GCMAIS

Lula chega a hospital em Brasília para fazer cirurgia de artrose no quadril

Lula chega a hospital em Brasília para fazer cirurgia de artrose no quadril

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na manhã desta sexta-feira (29) ao hospital para a realização da cirurgia marcada para tratar artrose no quadril direito, em Brasília. O presidente não deverá transmitir o cargo para o vice Geraldo Alckmin, que cumpre no mesmo dia agenda em Fortaleza.

Durante a cirurgia, deverá ser inserida uma prótese híbrida. O procedimento é considerado de baixo risco. O petista deve ser submetido a uma anestesia geral.

Não foi divulgado pelo Palácio do Planalto o horário exato para a realização do procedimento. Conforme divulgado nos últimos dias, após a operação Lula deverá trabalhar do Palácio da Alvorada por um período de no mínimo três semanas, levando em conta o tempo necessário para a recuperação. Além diso, Lula deve ficar também até seis semanas sem fazer viagens.

Lula vinha se queixando de fortes dores desde a época da campanha presidencial de 2022. Segundo ele, a cirurgia não foi feita logo após a eleição de modo a não passar uma imagem de fragilidade logo antes de assumir o Poder Executivo federal. “Vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava, porque era preciso animar as pessoas”, disse ele, sobre a campanha.

Ainda nesta semana, o presidente disse que não pretende ser visto com um andador e que está otimista para a cirurgia. “Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então, eu vou me cuidar com muito carinho”, disse ele.

Publicidade

“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘Não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta. Vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado”, disse ainda, sobre seu fotógrafo Ricardo Stuckert.

Veja o momento em que o presidente chega ao hospital:

Leia também | Lula enxerga Brasil como “imbatível” em transição energética

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile