A Fundação Cearense de Metorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu, nesta segunda-feira (2), um aviso meteorológico referente ao risco de baixa umidade do ar no Ceará, no centro-sul do Estado e em parte da Ibiapaba, citando ainda alta temperatura. O documento técnico aponta que a área sujeita a valores mais críticos poderá registrar taxas entre 15% e 25%, principalmente no período da tarde.
Conforme a previsão do tempo, o cenário títpico desta época do ano, deve contar ainda com máximas entre 37 °C a 39 °C em municípios da Jaguaribana, do Sertão Central e Inhamuns, do Cariri, da Ibiapaba e do Litoral Norte. Em Barro, a temperatura pode passar dos 40º. Já quanto as mínimas, a tendência é de valores mais expressivos no sul e no noroeste do Estado, poden chegar a valores variando entre 17 °C e 19 °C.
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e deve-se beber muita água para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.
A Funceme aponta permanência de céu com poucas nuvens e até mesmo limpo até a próxima quarta-feira (4).
Especificamente para Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Funceme indica temperaturas máximas de até 33°C e mínimas em torno de 24ºC.
Tempo seco
Devido às altas temperaturas e céu mais claro, o centro sul do Estado deve apresentar umidade relativa mínima entre 15 e 25%, enquanto que no centro-norte as taxas deverão ficar superiores a 35%, principalmente nos municípios próximos à faixa litorânea.
Ventos
Por fim, para este começo de semana, a Funceme prevê rajadas em torno de 50 km/h na região litorânea e regiões serranas do Estado.
Leia também | Ceará termina agosto com previsão de máximas em torno de 38 ºC e baixa umidade do ar
>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<