SERVIÇOS

Fortaleza: associação oferece 400 mamografias gratuitas para diagnóstico do câncer de mama

Iniciativa é voltada para mulheres a partir dos 40 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica

Compartilhe:
3 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

Em apoio ao Outubro Rosa, a Associação Nossa Casa vai oferecer a realização de 400 mamografias gratuitas ao longo do mês, em Fortaleza. A ação acontece em parceria com a organização Américas Amigas e tem o objetivo de promover a detecção precoce e reduzir a mortalidade por câncer de mama.

Fortaleza: associação oferece 400 mamografias gratuitas para diagnóstico do câncer de mama
Foto: Reprodução

A iniciativa é voltada para mulheres a partir dos 40 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como aquelas sem fácil acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente aquelas com risco elevado para o câncer de mama. Residentes de municípios em todo o estado do Ceará também podem ser atendidas.

Mamografias gratuitas em Fortaleza

Os exames serão conduzidos no Centro de Imagem da Associação Nossa Casa, mediante agendamento prévio disponível no perfil do Instagram @associacaonossacasa. É essencial apresentar um pedido médico no dia do exame.

Com o apoio do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), após a conclusão do laudo da mamografia, as mulheres com achados suspeitos de câncer de mama serão encaminhadas para avaliações clínicas e outros exames diagnósticos. O objetivo é garantir que o diagnóstico de qualquer suspeita ou confirmação de câncer de mama seja concluído em até 30 dias, bem como agilizar o início do tratamento em menos de 60 dias.

Dados sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2023-2025 indicam que serão diagnosticados 73.610 novos casos no Brasil, com uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres. No estado do Ceará, são estimados 3.080 novos casos, com uma taxa ajustada de incidência de 54,13 casos por 100 mil mulheres. A cobertura mamográfica no Brasil é inferior a 30%, embora o INCA recomende uma taxa de 70% para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sobre a Associação Nossa Casa

A Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer tem a missão de oferecer serviços humanizados e especializados em Assistência Social e Saúde às pessoas com câncer, além de realizar ações de prevenção e educação em saúde na comunidade no estado do Ceará. Fundada em 2004, a Nossa Casa é uma organização sem fins lucrativos reconhecida como de utilidade pública estadual, que possui a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Ela surgiu como resultado dos esforços da sociedade civil para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que enfrentam inúmeras dificuldades socioeconômicas, além do câncer.

Todos os serviços oferecidos pela Associação são gratuitos e se baseiam em quatro pilares: Assistência, Saúde, Educação em Saúde e Advocacy.

Sobre as Américas Amigas

As Américas Amigas, uma organização da sociedade civil fundada em 2009, tem como missão reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama entre as brasileiras, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, através da detecção e diagnóstico precoce da doença. A instituição atua em três frentes: doação de exames, doação de equipamentos e insumos (como mamógrafos) e capacitação e treinamento de pessoal. Mais de 23 mamógrafos e 114 outros equipamentos já foram doados em todo o Brasil.

Leia também | Concurso Ebserh oferece 695 vagas imediatas; saiba mais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.