Ícone do site Portal GCMAIS

Ministros da Agricultura das Américas se reúnem nesta terça (3) na Costa Rica

Ministros da Agricultura das Américas se reúnem nesta terça (3) na Costa Rica

Foto: Divulgação

Ministros da Agricultura de diversos países das Américas estão reunidos na capital da Costa Rica, San José, a partir desta terça-feira (3), para debater os desafios mais prementes que o setor enfrenta. Sustentabilidade, segurança alimentar, mudanças climáticas e agricultura familiar serão os principais temas abordados nas discussões ao longo dos próximos três dias.

A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, que ocorre a cada dois anos, tem como lema em 2023 “Uma aliança continental para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável”. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) destaca a importância de apresentar ações conjuntas que fortaleçam o papel crucial da agricultura no continente para garantir a segurança alimentar e promover a sustentabilidade global.

Especialistas apontam que crises climáticas, econômicas e conflitos internacionais, bem como as mudanças no contexto global, demandam uma abordagem renovada e mais resiliente no setor agrícola. O objetivo principal é estabelecer uma coalizão entre os países das Américas para enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar e às mudanças ambientais em escala global.

O encontro não se limita apenas aos ministros da agricultura; também contará com a presença de líderes regionais e personalidades notáveis. Entre os participantes estão o presidente do Panamá, Laurentino Cortizo Cohen, o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, o vencedor do prêmio Nobel de Economia, Michael Kremer, e o vencedor do prêmio Mundial da Alimentação, Rattan Lal. A conferência também incluirá uma sessão da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), composta por 34 ministros da Agricultura, que é o principal órgão de governança do IICA.

Além dos temas em destaque, os ministros reunidos em San José também discutirão o papel do continente na próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28), programada para o fim deste ano em Dubai. Eles enfatizaram, em solo costa-riquenho, a necessidade de ação coletiva para garantir a segurança alimentar e fortalecer o papel fundamental da agricultura no desenvolvimento das Américas. (Com informações da Agência Brasil)

Publicidade

Leia também | Crédito do BNDES para agricultura familiar aumenta 277% no Norte e Nordeste

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile