Ícone do site Portal GCMAIS

MP denuncia suspeitos de terem aplicado golpe em clientes de loja de móveis

MP denuncia suspeitos de terem aplicado golpe em clientes de loja de móveis

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apresentou uma denúncia contra cinco indivíduos ligados à loja de móveis Maison Designer, em Juazeiro do Norte, suspeitos de terem aplicado golpe em clientes. Os acusados enfrentam alegações de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e concurso material em múltiplas ocasiões. O MPCE também solicitou uma indenização solidária de pelo menos R$ 3 milhões para reparar danos morais.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Cicera Marciana Cruz da Silva, Iorlando Silva Freitas, Laynnara Pereira Gonçalves, Irineide Beserra Bragara e Marcelo Sousa Miranda teriam se apropriado de dados cadastrais de diversos clientes e mesmo de pessoas que nunca visitaram a sede da Maison Designer. Sem autorização dos titulares, eles teriam obtido empréstimos bancários fraudulentos junto a bancos.

O esquema do golpe envolvia a simulação de contratos de financiamento de móveis vendidos pela empresa, em Juazeiro do Norte. Os suspeitos, usando os dados das vítimas, teriam realizado empréstimos fraudulentos em grandes quantidade, tendo a empresa Maison Designer como beneficiária.

Após a aprovação fictícia dos contratos de financiamento pelos bancos, o dinheiro dos empréstimos era direcionado à empresa e, posteriormente, os valores eram distribuídos entre os membros da quadrilha, que praticavam a lavagem de dinheiro. Enquanto isso, as vítimas ficavam com as dívidas junto às instituições financeiras, resultando em prejuízos significativos.

O promotor de justiça Leonardo Marinho aponta que, até o momento, foram identificados diversos contratos de concessão de crédito fraudulentos e está sendo investigada a existência de outras possíveis vítimas e a participação de outros membros da quadrilha.

Publicidade

Como parte da investigação sobre o golpe aplicado, a Justiça determinou a prisão preventiva dos denunciados e a execução de mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte, a quebra de sigilo bancário e fiscal – inclusive no que diz respeito à loja de móveis – e a indisponibilidade de bens e valores dos investigados. Os mandados foram cumpridos em 23 de agosto de 2023, mas quatro dos acusados permanecem foragidos, enquanto um foi detido.

Sócios e funcionária de loja de móveis aplicam golpes em Juazeiro do Norte

Leia também | Sócios e funcionária de loja de móveis aplicam golpes em Juazeiro do Norte

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile