Ícone do site Portal GCMAIS

Três cientistas dividem Prêmio Nobel de Física 2023 por explorarem o mundo dos elétrons

Três cientistas dividem Prêmio Nobel de Física 2023 por explorarem o mundo dos elétrons

Foto: Reprodução

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou, nesta terça-feira (3), que o Prêmio Nobel de Física de 2023 foi concedido a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier por suas contribuições para o desenvolvimento de pulsos de luz ultracurtos, que permitiram estudar a dinâmica de elétrons na matéria.

Vencedores do Prêmio Nobel de Física 2023

Ferenc Krausz, um físico da Hungria, recebeu metade do prêmio por seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de lasers de femtosegundos. Esses lasers produzem pulsos de luz que duram apenas um femtosegundo, ou 10⁻¹⁵ segundos. Isso é muito mais rápido do que o tempo que leva para um elétron orbitar o núcleo de um átomo.

Agostini, da França, e L’Huillier, da França e Canadá, compartilharam a outra metade do prêmio por seu trabalho no estudo da interação entre luz ultracurta e matéria. Eles demonstraram que esses pulsos de luz podem excitar elétrons em átomos e moléculas de maneiras que não eram possíveis antes.

As pesquisas de Krausz, Agostini e L’Huillier abriram novas possibilidades para o estudo da matéria em escalas de tempo e espaço extremamente pequenas. Essas descobertas têm aplicações em uma ampla gama de campos, incluindo física, química, biologia e medicina.

Por exemplo, os pulsos de luz ultracurtos podem ser usados para criar imagens de átomos e moléculas em movimento, o que pode ajudar a entender como eles funcionam. Eles também podem ser usados para manipular a estrutura da matéria, o que pode ter aplicações na fabricação de novos materiais e na medicina.

Publicidade

Como o vencedor de um Prêmio Nobel é definido?

O Prêmio Nobel é concedido por um comitê de especialistas em cada área, que são selecionados por instituições científicas de prestígio. O processo de seleção começa com uma chamada para indicações, que pode ser feita por qualquer pessoa, incluindo cientistas, professores, acadêmicos e membros do público em geral.

As indicações são então avaliadas pelo comitê, que seleciona um grupo de candidatos para uma segunda rodada de avaliação. Nesta etapa, os candidatos são convidados a enviar mais informações sobre suas pesquisas, que são então avaliadas por especialistas independentes.

O comitê se reúne para votar no vencedor do Prêmio Nobel. A decisão é tomada por maioria simples, e os resultados são anunciados em uma cerimônia anual em Estocolmo, na Suécia.

O Prêmio Nobel é uma das mais prestigiosas premiações do mundo. Ele é concedido anualmente a pessoas que fizeram contribuições significativas em campos como física, química, medicina, literatura, paz e economia.

Aqui estão os passos específicos para a escolha dos vencedores do Prêmio Nobel:

  1. Indicação: Qualquer pessoa pode indicar um candidato ao Prêmio Nobel. As indicações são enviadas ao comitê responsável pela categoria do prêmio.
  2. Avaliação: O comitê seleciona um grupo de candidatos para uma segunda rodada de avaliação. Nesta etapa, os candidatos são convidados a enviar mais informações sobre suas pesquisas.
  3. Votação: O comitê se reúne para votar no vencedor do Prêmio Nobel. A decisão é tomada por maioria simples.
  4. Anúncio: Os resultados do Prêmio Nobel são anunciados em uma cerimônia anual em Estocolmo, na Suécia.

O Prêmio Nobel é financiado por um fundo criado pelo inventor e empresário sueco Alfred Nobel, que morreu em 1896. O testamento de Nobel determinava que o prêmio fosse concedido a pessoas que fizeram contribuições significativas para a humanidade. Desde sua criação, o Prêmio Nobel foi concedido a mais de 900 pessoas e organizações em todo o mundo.

Leia também | Ceará é o segundo lugar no Brasil em transplantes de córnea

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile