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Dia das Crianças deve movimentar R$ 280 milhões no comércio em Fortaleza

Dia das Crianças deve movimentar R$ 280 milhões no comércio em Fortaleza

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

As projeções para o comércio no Dia das Crianças em Fortaleza são positivas, conforme levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará. O estudo aponta que o potencial de faturamento é de aproximadamente R$ 280 milhões no comércio varejista. O levantamento diz ainda que 54,2% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data em 2023.

A projeção de faturamento para a data significa um crescimento de 12% sobre o número registrado em 2022, mantendo a data comemorativa como a quarta melhor para o comércio varejista de Fortaleza. No ano passado, a data movimentou R$ 250 milhões apenas na capital cearense.

O economista Alcântara Macêdo destaca que os números apontam não só para uma melhora no setor do comércio, mas também um impacto que deve atingir a sociedade em geral. “Espera-se que Fortaleza, Ceará esteja nessa média ou até pouco além, já que nós somos hoje a quarta cidade do país [em atividade econômica] e, como consequência, vamos ter maior número de empregos e arrecadação de impostos.”

Perfil do cliente para o comércio do Dia das Crianças

O perfil do cliente potencial indica predominância de mulheres, com 54,7% de intenção de compra, na faixa etária entre 21 e 35 anos (63,1%), e com uma renda familiar mensal situada entre cinco e dez salários mínimos (67,4%). A pesquisa também revela que, daqueles que pretendem ir às compras, 69,6% deverão comprar mais de um presente.

A Fecomércio indica ainda que os brinquedos seguem na liderança da intenção de compra, citados por 64,4% dos potenciais compradores. Esse interesse se destaca principalmente entre o público feminino, com 66,9% de intenção de compra; entre aqueles com até 20 anos de idade, representando 77,1%; e entre os estratos de renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos, com 80,7% de intenção de consumo.

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Depois dos brinquedos, na segunda posição, destacam-se os artigos de vestuário e acessórios, citados por 27,5% dos entrevistados. Esse segmento é mais relevante para consumidores do sexo masculino, com 30,2% de intenção de compra; para aqueles com mais de 36 anos de idade, representando 30,9%; e para famílias com renda mensal inferior a cinco salários mínimos, com 29,0% de intenção de compra.

Na terceira posição da lista de produtos mais procurados, encontram-se sapatos, tênis e sandálias, com 6,5% de menção. O perfil do comprador nessa categoria mostra predominância do público feminino, com 7,0% de intenção de compra; da faixa etária entre 21 e 35 anos, representando 8,3%; e de famílias com renda mensal entre 5 e 10 salários mínimos, com 13,4% de intenção de compra.

O consumidor pretende gastar, em média, R$ 259 com o Dia das Crianças, sendo que a maior disposição para gastar foi declarada pelos homens (R$ 284), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (R$ 282) e de famílias com renda mensal acima de dez salários mínimos (R$ 553). As compras serão pagas, preferencialmente, à vista (com dinheiro, Pix ou cartão de débito), conforme reportado por 61,0% dos entrevistados, e com o uso do cartão de crédito (38,0% das respostas).

Os shopping centers e centros comerciais são os locais de compra mais citados, por 35,1% dos entrevistados, seguido das lojas de ruas (27,9%), do comércio informal (14,0%) e de compras pela Internet (6,7%). Ainda que 47,7% dos consumidores consultados não tenham revelado prioridade por dia específico na semana para as compras, existe certa preferência pelos finais de semana, com 30,1% dos entrevistados indicando o sábado como melhor dia para pesquisa e compra, seguido da sexta-feira (11,5%) e do domingo (6,4%).

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