Ícone do site Portal GCMAIS

Navio conhecido como o mais bonito do mundo abre para visitação no sábado (7)

Navio conhecido como o mais bonito do mundo abre para visitação no sábado (7)

Foto: Alysson Pontes

O navio italiano Amerigo Vespucci, frequentemente apontado o mais bonito do mundo, ficará aberto para visitação guiada do público cearense, gratuitamente, no próximo sábado (7). Ele está atracado no Píer 106 do Porto de Mucuripe, em Fortaleza, e deixa a cidade já no domingo (8).

O navio, que foi criado em 1930, é a unidade mais longeva a serviço da Marinha Militar. A população interessada poderá conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do Amerigo Vespucci, que tem mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura.

A exposição do navio é uma iniciativa dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da Itália, com o apoio local da Embaixada da Itália no Brasil. “É um prazer e uma honra poder proporcionar ao público brasileiro essa experiência memorável”, diz o Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello. “Tenho certeza que o navio Vespucci, com sua majestade, graça e elegância atemporal hipnotizará qualquer pessoa que o venha a contemplar.”

Fortaleza é a primeira de duas paradas do “navio mais bonito do mundo”, no período em que estará em visitação em terras brasileiras. A segunda será no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro. As escalas são parte de uma turnê mundial do navio – que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália – iniciada no 1º de julho de 2023. Nessa data, ele partiu do porto de Gênova, e deve retornar à terra natal em fevereiro de 2025, depois de passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.

Sobre o navio Amerigo Vespucci

Publicidade

O navio Amerigo Vespucci foi criado em 1930 e é a unidade mais longeva a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931. Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro que fica alocado no porto La Spezia, realiza todos os anos atividades de formação de alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italiano.

De 1931 a 2022, realizou 86 Campanhas de Instrução a alunos da 1ª Turma da Academia Naval, das quais 45 foram no Norte da Europa, 26 no Mediterrâneo, 4 no Atlântico Leste, 8 na América do Norte, 1 na América do Sul e 2 no contexto da única circunavegação do globo, realizada entre maio de 2002 e setembro de 2003.

As Campanhas Educativas realizadas no período de verão têm uma duração média de três meses e atingem majoritariamente portos estrangeiros. Durante as viagens, são ensinadas aos alunos a bordo as regras básicas da vida no mar, englobando conhecimentos de marinharia, condução da unidade (incluindo o uso do sextante para a realização do navio de ponta), operação do motor e equipamentos auxiliares, gestão de questões logísticas, administrativas e sanitárias. Com esse objetivo, além da atividade prática, são organizadas conferências e aulas ministradas pelos tripulantes e pesquisadores locais.

Sua tripulação é composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.

A programação das atividades inclui, além da visitação aberta ao público no sábado (8), outras atividades nesta quinta-feira (5) e na sexta (6). Confira:

5 de outubro – Visita guiada para autoridades e imprensa

O período de visitação do Vespucci, o “navio mais bonito do mundo”, terão início no dia 5/10, quando o Comandante do navio, sua tripulação e representantes da Embaixada da Itália receberão autoridades locais, com presença confirmada do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e imprensa para uma visita guiada.

Ao desafio da viagem se soma a oportunidade de trazer um pedaço da Itália e das muitas, notáveis excelências do nosso País e mostrá-lo em cada uma das paradas da campanha: da arte à tecnologia de ponta, dos produtos locais à culinária, à cultura, com tudo o que o “made in Italy” representa e que faz da “italianidade” uma marca única, apreciada em todo o mundo”, diz o Capitão Giuseppe Lai, Comandante do Amerigo Vespucci.

6 de outubro – Evento científico: parceria entre a Embaixada da Itália e LABOMAR/UFC com apoio do Governo do Estado do Ceará

Com o intuito de promover um intercâmbio também em nível acadêmico e tecnológico entre o Brasil e a Itália, será realizado, no dia 6 de outubro, o Encontro científico Itália-Brasil – Nos Passos do Amerigo Vespucci, do Mediterrâneo ao Atlântico. O evento, realizado pela Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com e a Universidade Federal do Ceará, representada pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o apoio do Governo do Estado do Ceará, reunirá palestras de pesquisadores italianos e brasileiros sobre suas pesquisas e avanços nas áreas ambiental e oceanográfica.

6 de outubro – Made in Italy: jantar para convidados e imprensa

Autoridades e convidados especiais terão a oportunidade de viver uma noite italiana em um jantar a bordo do navio, na noite do dia 6 de outubro. Durante o evento, os presentes poderão apreciar produtos do “made in Italy”, com o melhor da gastronomia da Itália.

Leia também | Porto do Pecém embarca mais de 72 mil toneladas de placas de aço em um único navio

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile