O Prêmio Nobel de Literatura de 2023 foi concedido ao dramaturgo norueguês Jon Fosse em reconhecimento às suas obras literárias “inovadoras”, anunciou o júri do prêmio nesta quinta-feira (5). A temporada deste ano da premiação iniciou na segunda-feira (2) com o anúncio do prêmio na área da Medicina e continuará até o dia 9 de outubro, quando o Prêmio Nobel de Economia será divulgado.
Jon Fosse, de 64 anos, foi laureado por suas “obras de teatro e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”, destacou a Academia Sueca, responsável pela concessão do prêmio.
Ao ser agraciado com um dos prêmios mais prestigiados da literatura, Jon Fosse se une a um ilustre rol de laureados que inclui nomes como José Saramago, Toni Morrison, Mario Vargas Llosa e a escritora francesa Annie Ernaux, agraciada no ano anterior.
Nobel de Literatura de 2023 premia Jon Fosse
Em reação à notícia, Jon Fosse afirmou estar “impressionado e grato”, conforme declarado em um comunicado de imprensa.
A obra de Jon Fosse é notória por explorar questões existenciais, como exemplificado em seu trabalho mais recente, “É a Ales”, lançado neste mês pela editora Companhia das Letras. Nesta obra, os fantasmas do presente e do passado de várias gerações se entrelaçam quando uma mulher tem uma visão de si mesma há mais de duas décadas, parada à janela, aguardando o marido que partiu e nunca retornou.
Leia também | Três cientistas dividem Prêmio Nobel de Física 2023 por explorarem o mundo dos elétrons
A Academia Sueca destacou a habilidade do escritor e dramaturgo em criar “peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”. Jon Fosse possui um impressionante catálogo literário, com mais de 50 livros publicados, incluindo obras direcionadas ao público infantil.
Nascido em 29 de setembro de 1959 em Haugesund, Noruega, Jon Fosse é um autor versátil e, embora seja pouco conhecido pelo grande público, é um dos dramaturgos contemporâneos mais encenados em toda a Europa.
Em Portugal, suas obras são amplamente reconhecidas, com títulos como “A Noite Canta os seus Cantos,” “Inverno,” “Lilás,” “Conferência de Imprensa e Outras Aldrabices,” “Eu Sou o Vento,” “Sono,” e “O Homem da Guitarra.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A editora Cavalo de Ferro também lançou livros de prosa do autor, incluindo “Trilogia” (2022) e “Septologia I-II” (2022).
A temporada de 2023 dos Prêmios Nobel iniciou na segunda-feira (2) com o anúncio do prêmio na área da Medicina e continuará até o dia 9 de outubro, quando o Prêmio Nobel de Economia será divulgado. Durante a semana, serão anunciados os vencedores dos prêmios de Física (terça-feira), Química (quarta-feira), Literatura (quinta-feira) e Paz (sexta-feira). O anúncio da distinção na área de Ciências Econômicas está programado para a próxima segunda-feira (9).
Todas as categorias serão anunciadas em Estocolmo, Suécia, exceto o Prêmio Nobel da Paz, que, como é de praxe, será atribuído pelo Comitê Nobel Norueguês e terá como local o Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<