Policlínicas do interior do Ceará vão ampliar o período de atendimento à população, durante este mês, como parte das ações do Governo do Estado relacionadas à campanha do Outubro Rosa, de modo a prevenir e tratar o câncer de mama. A mudança abrange as Policlínicas Regionais dos municípios de Limoeiro do Norte, Itapipoca, Pacajus, Maracanaú, Tauá, Caucaia e Iguatu, que estarão funcionando nos sábados do mês de outubro, a partir do próximo dia 7.
Outra das ações divulgadas pelo governo estadual é o aumento de 29% na oferta de mamografias e de 40% nas ultrassonografias de mama, além da realização de palestras educativas em todas as unidades de saúde.
As ações são parte da programação do Outubro Rosa, mês mundialmente reconhecido como um período marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
“As mulheres precisam transformar a prevenção em uma rotina, em todos os meses do ano, e estarem atentas ao autocuidado, procurando um médico se notarem algum endurecimento, alguma mancha”, destacou a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho. “Nosso desafio é garantir o acesso completo a esses serviços para todas”, ressaltou a gestora.
A abertura oficial das ações do Outubro Rosa no Ceará aconteceu na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Rodrigues (ESP/CE). Na ocasião, a vice-governadora e titular da Secretaria das Mulheres, Jade Romero, destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pela pasta estadual da Saúde.
“A Sesa tem os mais diversos desafios no seu dia a dia, mas entrou conosco na luta pela saúde da mulher, que iniciou com a endometriose e agora tem continuidade com o Outubro Rosa. Com certeza, teremos muitas outras ações, para que possamos cuidar dessa área que é tão essencial”, pontuou.
A iniciativa inclui atividades de conscientização para prevenção em locais públicos da capital e do interior, palestras na Casa da Mulher Cearense, seminários com colaboradores e uma corrida a ser realizada no próximo dia 29 de outubro, na Avenida Beira Mar. As inscrições para a corrida já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), parceiro do evento.
Leia também | Ceará vai contar com 10 cursos privados de Medicina beneficiando 97 cidades
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<