Integrantes do PDT cearense aliados do senador Cid Gomes convocaram oficialmente, na manhã desta sexta-feira (6), a próxima reunião do diretório estadual da sigla, quando pretendem fazer uma nova eleição para o diretório estadual. A intenção é devolver a Cid a posição de presidente estadual da legenda, após ele ter sido destituído pelo presidente nacional do PDT, deputado André Figueiredo.
Nos dias que antecederam a convocação, os aliados do senador se mobilizavam para conseguir o número mínimo de assinaturas exigido para pedir a reunião – acabaram juntando mais da metade dos integrantes do diretório estadual, sendo necessário apenas um terço do total.
Com isso, a reunião está marcada para o próximo dia 16, às 15h, na sede do partido em Fortaleza. A antecedência, levando em conta o dia em que o encontro é convocado, é prevista no estatuto partidário.
O grupo de Cid no PDT é hoje a porção majoritária do partido no Ceará. Ele faz frente ao grupo de André Figueiredo, do qual também fazem parte o prefeito José Sarto, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o ex-governador Ciro Gomes.
Cid e Figueiredo já haviam protagonizado uma disputa semelhante no mês de julho, quando a divisão interna do PDT chegou a seu ápice. Na ocasião, os dois chegaram a firmar um acordo, segundo o qual o senador ficaria no comando do partido até o fim deste ano, para então Figueiredo voltar a comandá-lo no ano que vem. As tensões, no entanto, escalaram e a mudança acabou vindo antes da hora.
O grupo de Cid Gomes é mais próximo do governo Elmano de Freitas (PT), enquanto o de André Figueiredo defende que o PDT faça oposição à gestão estadual. Atualmente, 10 dos 13 deputados pedetistas da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) são governistas, enquanto três outros fazem oposição a Elmano.
Leia também | Grupo de Cid Gomes consegue assinaturas para votar nova direção do PDT no Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<