A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) realizou, nesta quinta-feira (5), uma operação de busca e apreensão em cinco residências localizadas em Fortaleza. A ação, denominada “Operação Greencard,” tem como foco principal um grupo especializado na falsificação de documentos para obtenção de vistos estadunidenses. As investigações são conduzidas pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) com apoio do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE).
O caso iniciou em agosto do ano passado, quando um casal apresentou vistos americanos falsificados no Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, Pernambuco. O casal foi detido e autuado pelos crimes de uso de documento público falsificado e falsidade ideológica. Durante as investigações, a polícia de Recife concluiu que os vistos falsos foram originados na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Em junho deste ano, os investigadores pernambucanos entraram em contato com a DDF, especializada da PC-CE.
Na manhã de hoje, os policiais da DDF cumpriram os mandados de busca e apreensão visando o grupo especializado em falsificação de documentos para obter vistos americanos fraudulentos. A operação resultou na apreensão de itens como computadores e aparelhos celulares. A PC-CE continua investigando o caso com o objetivo de esclarecer todos os detalhes desta atividade criminosa.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As informações podem ser encaminhadas pelo telefone (85) 3101-7599, da Delegacia de Defraudações e Falsificações. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Prefeitura abre inscrições para a 3ª convocação do Projeto Meu Carrinho Empreendedor
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<