Nísia Trindade, ministra da Saúde, anunciou na noite desse sábado (07) a demissão do diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da pasta, Andrey Lemos. A demissão foi consequência de uma apresentação de funk realizada por uma dançarina no 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prova), promovido pela pasta na última semana em Brasília. O vídeo da dança viralizou nas redes sociais e gerou críticas da oposição ao governo federal.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Diante da gravidade do fato, foi afastado o diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo que aconteceu”, disse a ministra em vídeo publicado nas redes sociais.
Nísia, que durante o evento cumpria compromissos na Grande São Paulo, classificou o episódio como “inadmissível” e fruto de “grande comoção em nossa sociedade”.
“Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio e venho, por meio deste vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da pasta da Saúde e do governo liderado pelo presidente” Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ela ainda reforçou que o Ministério da Saúde criou “imediatamente”, após o vídeo viralizar, “uma curadoria para evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos próximos eventos da nossa pasta”.
Evento do Ministério da Saúde tem dancinha erótica em Brasília
Um evento promovido pelo Ministério da Saúde teve, na última quinta-feira (05), uma apresentação com dança erótica. Um vídeo do momento foi gravado durante o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, realizado em Brasília, de 4 a 6 de outubro de 2023. Nas imagens, uma mulher aparece fazendo uma performance conhecida como voguing (estilo de dança que surgiu na cultura ballroom, movimento criado por pessoas negras e LGBTQIA+ nos Estados Unidos na década de 1960).
Leia também | Alerta para queimadas e incêndios florestais: Ceará registra 12 mil focos de calor em setembro
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<