CONFLITOS EM ISRAEL

Presidente Lula disse que está chocado com ataques contra civis em Israel e não poupará esforços

Cerca de 2.200 foguetes do grupo militante palestino Hamas atingiram o território israelense, deixando ao menos 100 mortos e centenas de feridos.

Compartilhe:
8 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

O presidente Lula afirmou neste sábado (7) que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito em Israel. Uma ofensiva contra o país deixou mais de 100 mortos e ao menos 779 pessoas feridas. O grupo islâmico Hamas assumiu a autoria do ataque.

Presidente Lula disse que está chocado com ataques contra civis em Israel e não poupará esforços
Foto: Reprodução

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O presidente disse que o Brasil atuará para evitar o aumento do conflito. “O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU”, escreveu Lula em uma rede social

Lula também destacou o compromisso do Brasil em evitar a escalada do conflito, especialmente durante a Presidência do Conselho de Segurança da ONU, e instou a comunidade internacional a trabalhar para retomar negociações que levem a uma solução do conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel em fronteiras seguras para ambos os lados.

Leia mais | Brasil vai convocar reunião emergencial na ONU sobre ataques em Israel, diz Itamaraty

O governo federal está oferecendo assistência através do Escritório de Representação em Ramalá e da Embaixada em Tel Aviv, que disponibilizaram telefones de plantão para auxiliar os residentes da área. Além disso, os moradores da região podem entrar em contato com o plantão consular geral do Itamaraty através do número +55 (61) 98260-0610.

Embora o governo estime que cerca de 20 mil brasileiros vivam na região, a maioria está localizada em áreas afastadas dos conflitos.

Eua se manifesta

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também condenou os ataques em Israel. Ele disse que conversou com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, sobre os ataques. Biden disse que ofereceu apoio ao país e manifestou solidariedade às famílias das vítimas.

Comissão Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se manifestou em rede social afirmando que a União Europeia condenou o ataque, e manifestou “solidariedade a Israel”.

“Condeno inequivocamente o ataque efetuado pelos terroristas do Hamas contra Israel. Isto é terrorismo na sua forma mais desprezível. Israel tem o direito de se defender contra tais ataques hediondos”, declarou.

ONU

O coordenador das Nações Unidas para o processo de paz no Médio Oriente, Tor Wennesland, também condenou o ataque do Hamas contra Israel, é pediu para todos “afastarem-se do abismo” para o qual o conflito caminha.

“Condeno veementemente o ataque em múltiplas frentes desta manhã contra vilas e cidades israelenses perto da Faixa de Gaza, e o lançamento de foguetes que atingiu o centro de Israel por militantes do Hamas”, afirmou Wennesland, em comunicado.

“Estes acontecimentos resultaram em cenas horríveis de violência e em muitas mortes e feridos israelitas, acreditando-se que muitos tenham sido raptados dentro da Faixa. Estes são ataques hediondos contra civis e devem parar imediatamente. Estou profundamente preocupado com o bem-estar de todos os civis. Estou em contato estreito com todos os envolvidos para apelar à máxima contenção e apelar a todas as partes para que protejam os civis”, diz o texto.

Segundo a agência de notícias RTP, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Mikhail Bogdanov pediu “contenção”. Bogdanov, que também é enviado do Kremlin para o Oriente Médio e África, disse estar em contato com autoridades israelenses e palestinas.

“Estamos em contato com todos agora. Com os israelitas, os palestinos e os árabes”, disse Mikhail Bogdanov, que também é o enviado do Kremlin para o Médio Oriente e África.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.