produção

IBGE projeta safra agrícola de 318,1 milhões de toneladas para 2023 no Brasil

A projeção para a safra agrícola de 2023, no Brasil, teve um aumento frente ao que havia sido projetado no mês de agosto.

Compartilhe:
10 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

A safra agrícola no Brasil deverá atingir a marca de 318,1 milhões de toneladas no ano de 2023, conforme levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo do órgão foi divulgado nesta terça-feira (10).

IBGE projeta safra agrícola de 318,1 milhões de toneladas para 2023 no Brasil
José Medeiros / Sudeco

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, realizado em setembro, projeta que o país encerrará o ano de 2023 com esse volume na safra de cereais, leguminosas e oleaginosas, em um aumento de 20,9% em relação ao ano anterior. A diferença, em números absolutos, é de 54,9 milhões de toneladas a mais.

A previsão é 1,5% superior à estimativa que havia sido feita em agosto, representando um aumento de 4,8 milhões de toneladas. Se confirmada, essa safra recorde terá sido impulsionada por um aumento notável na produção de diversos cultivos agrícolas.

Para 2023, são esperados crescimentos em relação a 2022 de 26,5% na produção de soja, 12,3% de algodão herbáceo (em caroço), 43,3% de sorgo, 19,6% de milho e 4,8% de trigo. No entanto, o arroz em casca é a única exceção, projetando uma queda de 5,1%.

Um fator determinante para o aumento da produção agrícola neste ano é a produtividade, conforme constata o IBGE. As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras do país contribuíram para esse cenário.

No entanto, o pesquisador do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, destaca que o Rio Grande do Sul enfrentou desafios significativos devido à falta de chuvas, que afetou cultivos como soja e milho. Mesmo assim, o estado conseguiu superar as adversidades e alcançar uma produção maior em comparação ao ano passado.

Além dos principais cereais e oleaginosas, o IBGE também monitora outras culturas que desempenham um papel vital na economia nacional. Em 2023, espera-se que haja aumentos nas produções de cana-de-açúcar (11,9%), café arábica (14,6%), mandioca (2,6%), batata-inglesa (1,4%), uva (11,8%) e tomate (1,6%). No entanto, é prevista uma queda nas safras de café canephora (-7,3%) e laranja (-7,2%). A produção de banana deve permanecer estável em relação ao ano anterior. (Com informações da Agência Brasil)

Leia também | Ceará e outros estados no Nordeste podem ter fundo de R$ 1 bilhão para agricultura familiar

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.