Tensão

Israel é atingido a partir da Síria e do Líbano e faz ataque a porto de Gaza

Ataques feitos por Israel são realizados no porto de Gaza.

Compartilhe:
10 de outubro de 2023
Paulo Martins

O território de Israel foi alvo de disparos de foguetes do sul do Líbano nesta terça-feira (10) e o país respondeu bombardeando aquela região, de acordo com fontes de ambos os lados. As Brigadas Al Qassam, braço armado do Hamas, reivindicaram os disparos que partiram do território libanês.

Israel é atingido a partir da Síria e do Líbano e faz ataque a porto de Gaza
Foto: Reprodução

De acordo com a Agência Nacional de Informação do Líbano (ANI), “salvas de foguetes foram lançadas do sul do Líbano” em direção ao norte de Israel.

O Exército israelense indicou pouco depois que, “em resposta aos disparos lançados do território libanês para o território israelense, os soldados de Israel estão respondendo neste momento com fogo de artilharia”.

Os ataques são realizados no porto de Gaza.

Mortos já passam de 2,1 mil

O número de mortos no conflito já passa de 2.100, afirmaram as autoridades israelenses e palestinas nesta terça-feira (10).

Entre as vítimas estão:

  • 900 pessoas do lado palestino, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
  • 1.200 pessoas do lado israelense, de acordo com a Corporação Israelita de Radiodifusão Pública.

Conflitos e ataques em Israel

Os episódios de violência acontecem em uma região historicamente conflagrada entre territórios vizinhos.

Para entender o cenário geográfico, é necessário identificar que são considerados territórios palestinos a Cisjordânia (com mais de três milhões de pessoas em cerca de 5,9 mil quilômetros quadrados, tamanho equivalente ao do Distrito Federal, no Brasil) e Gaza (de 365 km2 e mais de dois milhões de pessoas, com maioria de refugiados).

A Cisjordânia fica entre Jerusalém (a 40 quilômetros de distância) e a Jordânia (a capital Amã está a 104 km). Já Gaza é um território de 41 km de comprimento e entre 6 e 12 km de largura, com uma densidade populacional de nove mil pessoas por quilômetro quadrado. Gaza tem uma fronteira de 51 km com Israel, sete quilômetros com o Egito e 40 quilômetros de costa no Mar Mediterrâneo.

Israel tem 9,3 milhões de pessoas e é também banhado pelo Mediterrâneo. A capital, Jerusalém, tem 857 mil habitantes e é a cidade mais populosa do país. Tel Aviv, que fica a 66 km de distância e é considerada o centro financeiro, tem população de 457 mil pessoas.

Segundo as agências internacionais, o grupo palestino Hamas disparou, a partir de Gaza, foguetes que causaram destruição em cidades israelenses ao norte de Jerusalém como Rehovot, Tel Aviv e Gedera e, ao sul, como Ashkelon. Mais de mil pessoas morreram. Entre as vítimas, pelo menos 260 eram participantes do festival Universo Paralello, uma rave a cerca de 20 km de Gaza.

Israel, por sua vez, indicou ter matado 1,5 mil integrantes do Hamas em pelo menos oito diferentes pontos. As forças israelenses teriam atacado inclusive região portuária em Gaza.

Leia também| Segundo avião da FAB decola para resgatar brasileiros em Israel em meio a conflito

> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.