Anualmente o mês de novembro passará a ter ações educativas para reforçar os cuidados preventivos com a saúde de até 15 anos de idade
Novembrinho Azul: Campanha anual de saúde para meninos é aprovada no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.694/2023, que cria o “Novembrinho Azul,” uma campanha anual focada na saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos. A iniciativa visa prevenir fatores de risco relacionados a doenças nessa faixa etária, como a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), exames de autoexame de testículos e consultas de rotina. O objetivo é identificar precocemente possíveis problemas e evitar complicações na vida adulta.
Com a nova campanha de saúde, anualmente o mês de novembro passará a ter ações educativas para reforçar os cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testículos e consultas de rotina.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam uma discrepância significativa entre meninas e meninos que buscam e recebem atendimento em unidades básicas de saúde. Em 2019, 88,3% das meninas procuraram ajuda médica, enquanto apenas 85,2% dos meninos fizeram o mesmo. Essa diferença enfatiza a necessidade de incentivar os meninos a buscarem atendimento médico e cuidarem de sua saúde desde cedo.
A campanha “Novembrinho Azul” incluirá a distribuição de materiais educativos abordando temas como dores, aumento testicular e a promoção da vacina contra o HPV. Além disso, profissionais de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) receberão capacitação para atender a esse público de maneira eficaz e sensível.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também | Policlínicas do interior do Ceará ampliam atendimento para campanha do Outubro Rosa
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.