Ícone do site Portal GCMAIS

Outubro Rosa: Unidade Móvel de mamografia amplia acesso a exames em Fortaleza

Outubro Rosa: Unidade Móvel de mamografia amplia acesso a exames em Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza

O Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher de Fortaleza) está oferecendo exames de mamografia por meio de uma unidade móvel em apoio à campanha Outubro Rosa. A estrutura funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, oferecendo 60 mamografias diárias. O objetivo é permitir o diagnóstico precoce do câncer de mama, o que pode aumentar as chances de cura em cerca de 90%.

Essa ação se concentra em mulheres com idades entre 50 e 69 anos que foram agendadas pelos postos de saúde. A Prefeitura de Fortaleza também disponibiliza exames de mamografia em policlínicas e unidades contratualizadas, também mediante agendamento.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário Fametro (Unifametro), como explicou o chanceler da instituição, Antonio Colaço Martins Filho: “Achamos de fundamental importância essa iniciativa da Prefeitura de Fortaleza durante a campanha do Outubro Rosa, e estamos muito felizes em colaborar para a conscientização e o autocuidado de milhares de mulheres fortalezenses. As ações de responsabilidade social já fazem parte do plano de ação contínuo da nossa instituição, e essa parceria só tende a trazer benefícios para a população”, explicou o gestor.

A oferta de mamografias em Fortaleza foi ampliada como parte das atividades do Outubro Rosa. Este mês, serão oferecidos 6.461 exames, representando um aumento de aproximadamente 57% na oferta em comparação com o mês anterior. A solicitação e o agendamento desses exames são realizados através dos postos de saúde, após consulta clínica das mamas realizada por um profissional.

Publicidade

A mamografia é essencial para que pacientes ainda em estágios iniciais e com poucos sintomas de câncer de mama possam descobrir a doença e iniciar o tratamento o mais cedo possível. Atualmente, Fortaleza conta com 9 aparelhos de mamografia em sua Rede de Saúde, além da unidade móvel do Hospital da Mulher, e já realizou mais de 23 mil mamografias em 2023.

Leia também | Policlínicas do interior do Ceará ampliam atendimento para campanha do Outubro Rosa

Público-alvo

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia uma vez a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas, pois estão na faixa etária de maior incidência de câncer de mama. Essa doença é a causa mais comum de mortes por câncer entre as mulheres e pode ser prevenida com hábitos saudáveis a longo prazo, como manter uma alimentação equilibrada, controlar o peso corporal, praticar atividade física regular, evitar o consumo de álcool e a exposição frequente à radiação, como a presente em exames de raio-x e tomografia.

Independentemente da idade, as mulheres que apresentarem sintomas, como vermelhidão nas mamas, aparecimento de nódulos na região das mamas, axilas ou no pescoço, bem como o encolhimento da mama e dos mamilos, devem buscar orientação médica em postos de saúde do Município. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento bem-sucedido e melhores perspectivas de recuperação.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile