disputa interna

PDT: Cid compara postura de André Figueiredo e aliados a “ato golpista do Bolsonaro”

O grupo de Cid atualmente representa a maioria do PDT cearense e é mais próximo do governador Elmano de Freitas (PT)

Compartilhe:
11 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

O senador Cid Gomes, ao falar sobre o embate interno sobre o comando do PDT no Ceará, equiparou as atitudes de seus rivais no partido às do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): “Se você se insurgir contra a vontade da maioria, vai ser como aquele ato golpista do Bolsonaro, vai ser a prática do Bolsonaro… E é isso que a gente não quer. E o PDT é um partido de tradição democrata, que não está sendo posta em prática por um segmento minoritário que se insurge contra a vontade da maioria.”

PDT: Cid compara postura de André Figueiredo e aliados a “ato golpista do Bolsonaro”
Foto: Pedro França/Agência Senado

Cid se refere ao deputado federal André Figueiredo, que exerce o cargo de presidente nacional do PDT, e seus aliados. Figueiredo, em nome da executiva nacional do partido, havia agido para inativar o diretório estadual do partido, em mais uma ofensiva contra o poder de Cid no PDT cearense.

Nesta terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE) suspendeu o ato de Figueiredo, fazendo com que os integrantes do diretório estadual retomem seus cargos dentro do PDT. O episódio representou mais uma vitória para o grupo de Cid, que sai fortalecido na disputa judicial.

Com isso, está mantida para a próxima segunda-feira (15) a reunião, na sede do PDT em Fortaleza, em que os aliados de Cid devem votar para eleger um novo diretório. O presidente de fato atualmente é Figueiredo, que acumula as posições de presidente estadual e nacional – ele havia se licenciado em julho de modo a abrir espaço para que Cid assumisse no Ceará, mas ao suspender a licença ele volta a comandar o posto.

Figueiredo, com isso, voltou atrás no acordo feito com o senador, tomando para si de volta o controle do partido. Sobre as ações do colega de PDT, Cid retrucou que, além de ser comparável a posturas de Bolsonaro, trata-se de uma atitude autoritária e que tenta passar por cima da vontade da maioria dentro da legenda. “A minoria não deve de forma autoritária se proclamar maioria e falar pela maioria. Quem fala pela maioria, quem fala pelo partido é a maioria dos seus componentes, a maioria estadual do diretório”, disse ele ainda.

O grupo de Cid atualmente representa a maioria do PDT cearense e é mais próximo do governador Elmano de Freitas (PT), enquanto o grupo de André Figueiredo – do qual também fazem parte José Sarto, Roberto Cláudio e Ciro Gomes – faz oposição ao governo petista.

Leia também | “Houve fraude”, acusa Cid ao comentar sobre anulação do Diretório do PDT, revertida pela Justiça

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.