Ícone do site Portal GCMAIS

Primeiro avião com brasileiros trazidos de Israel pousa em Brasília

Primeiro avião com brasileiros trazidos de Israel pousa em Brasília

Reprodução

O primeiro avião de resgate com brasileiros repatriados de Israel pousou na Base Aérea de Brasília na manhã desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou 211 passageiros, que desembarcaram às 4h10.

Os brasileiros foram retirados da região após o início de um conflito entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. A operação, batizada de “Voltando em Paz”, é coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Do total de repatriados, 107 seguiram para Brasília e 104 para o Rio de Janeiro. Mais quatro voos estão previstos até domingo (15), com a estimativa de retirar 900 brasileiros de Israel e da Palestina.

No confronto no último fim de semana, dois brasileiros morreram e uma está desaparecida. Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos, foram vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica que ocorria no Sul de Israel. Karla Stelzer, de 41 anos, vive em Israel há mais de dez anos e também participava da rave Universo Paralello.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está recebendo inscrições de interessados em repatriação por meio de formulário em seu site. Os plantões consulares da embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramala também permanecem em funcionamento para atender pessoas em situação de emergência.

Publicidade

O Itamaraty reforça ainda a orientação de que todos os brasileiros que estão na região que tenham passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do Aeroporto Internacional Ben Gurion, que continua a operar, ainda que com restrições.

A operação de repatriação dos brasileiros de Israel é a quinta realizada pelas Forças Armadas nos últimos anos. Em 2022, foram repatriados brasileiros da Turquia, Ucrânia, China e Bolívia.

Leia também | Israel é atingido a partir da Síria e do Líbano e faz ataque a porto de Gaza

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile