O ano de 2024, caracterizado como bissexto, trará consigo 366 dias ao invés dos usuais 365. No entanto, a surpresa está relacionada à quantidade reduzida de feriados prolongados. Enquanto o ano de 2023 brindou os brasileiros com nove datas comemorativas e pontos facultativos que permitiram uma série de feriados estendidos, 2024 apresenta um cenário mais contido, com apenas cinco ocasiões especiais que permitem uma pausa prolongada.
A peculiaridade do calendário em 2024 reside na concentração das datas comemorativas nos finais de semana e em um meio de semana. Diferentemente de 2023, quando muitos feriados caíram na quinta-feira, facilitando a prática de emendar com os fins de semana, em 2024, as datas festivas coincidem, principalmente, no sábado, domingo e quarta-feira.
Alguns feriados nacionais, como o Dia da Independência e o Dia de Finados, serão comemorados no sábado, tornando-os menos propícios para a tão esperada folga prolongada. O Dia de Tiradentes, por sua vez, acontecerá em um domingo, enquanto o 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será mais uma vez uma data celebrada no sábado.
Leia também | Fortaleza gera mais de 20 mil empregos e supera 12 estados brasileiros em 2023
Embora a lista oficial de feriados e pontos facultativos para 2024 deva ser publicada em dezembro pelo Ministério da Economia, é possível antecipar essas projeções com base nos feriados recorrentes e na lista da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
O ano inicia com a possibilidade de emendar o Carnaval, com o ponto facultativo na segunda e terça-feira de folia, seguido pela Quarta-Feira de Cinzas. Contudo, será no segundo semestre que a maioria dos feriados em 2024 se concentrará em datas menos favoráveis para os feriados prolongados, com destaque para a Independência do Brasil e o Dia de Finados, ambos caindo no sábado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<