O eclipse solar anular deste sábado (14) revelou lindas imagens do fenômeno em cidades como Tefé, no Amazonas, Canaã dos Carajás, no Pará, Juazeiro do Norte, no Ceará e Parnamirim, no Rio Grande do Norte. No Ceará, a anularidade aconteceu por volta de 16h44 em Juazeiro do Norte.
O momento em que a lua se posicionou no meio do sol formando um anel de fogo emocionou a todos os presentes nos locais de exibição do fenômeno. A transmissão foi realizada de forma simultânea de várias cidades do Norte e Nordeste do país pelo Observatório Nacional e pela Nasa.
Cearenses fizeram filas para acompanhar o fenômeno. Na Praia de Iracema, nas dunas da Sabiaguaba, na Universidade Estadual do Ceará (UECE) – onde foram distribuídos 300 óculos especiais – e em outros pontos como em Sobral e Juazeiro do Norte, centenas de pessoas se reuniram para acompanhar o eclipse.
Confira imagens do eclipse solar anular no Brasil
Cuidados na visualização do Eclipse solar anular
A observação segura do eclipse é de extrema importância para evitar danos à visão. Nunca se deve olhar diretamente para o Sol, seja em um eclipse ou não. A observação indireta, por projeção, é uma opção segura, bem como o uso de óculos com filtros solares certificados (ISO 12312-2) para uma observação direta.
Também é possível adquirir um filtro soldador nº 14, que pode ser comprado em lojas de material de construção ou ainda em lojas virtuais. Ainda assim, deve-se atentar para o modo como a observação será feita.
Tipos de eclipses do Sol
Existem três tipos de eclipses do sol: parcial, total e o anular. O parcial ocorre quando a lua cobre somente parte do sol, diferente do total, onde a lua o cobre totalmente. Já o anular é quando a lua passa em frente ao sol, mas está menor que ele.
Leia também | Confira dicas para observar o eclipse anular solar em Fortaleza
>> Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <