Ícone do site Portal GCMAIS

Gostou de ver o eclipse solar anular? Confira as datas dos próximos

Cearenses se reúnem para ver eclipse solar anular; veja imagens do fenômeno

Foto: Reprodução

Ao contrário do que se imagina, o eclipse solar acontece com frequência. Mas nem sempre é possível observar o fenômeno aqui no Ceará ou no Brasil. E quando acontece, apenas algumas regiões do país podem observar. É que o eclipse anular nem sempre está visível, o último, ocorreu no sábado (14) e foi observado em diversas partes do mundo.

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Aqui no Ceará, a população foi a praia, em pontos altos do estado como Santana do Cariri, entre outros municípios para observar o eclipse solar anular. O fenômeno previsto para atingir seu ponto alto às 16h43, quando a lua se posicionou entre o sol e a terra, foi visto por muita gente que se encantou. Nas redes sociais não se falava em outra coisa, mas a pergunta que não quer calar é quando um eclipse anular do sol vai acontecer novamente no Brasil? E aqui no Ceará, quando ocorrerá?

Então, o próximo fenômeno deste tipo, onde o Sol formará um “anel de fogo” ao redor da Lua, só deve acontecer em 2 de outubro de 2024 e será visto apenas no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico. Por aqui no Brasil será uma eclipse solar parcial, e talvez nem todo mundo consiga apreciar como este último.

Já em 2026, um novo eclipse está previsto para o dia 17 de fevereiro e terá o alinhamento de Lua, Terra e Sol sendo visível no Sul na África, Sul na América do Sul.

Publicidade

No Brasil, o eclipse poderá ser visto no ano de 2027, só que o anular só será visto no sul do Rio Grande do Sul. Por aqui, no Ceará, esse fenômeno será parcial. A previsão segundo especialistas é que um eclipse anular, igual o que aconteceu no último sábado, só se acontecerá novamente em nosso estado em 2067.

Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, explica que “o que causa essa sensação de raridade é que, quando ele acontece, só pode ser visto em alguns lugares do planeta. Como a sombra da lua é pequena, só atinge a Terra em uma faixa estreita. E aí, poucas pessoas entram nesse caminho da anularidade ou da totalidade do eclipse. A maioria o vê como parcial. Mas ele ocorre de anos em anos, com alguma regularidade no planeta”.

O último eclipse anular no Ceará aconteceu em 1995 e o próximo aparece em 22 anos, apenas em 2045.

>  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

Leia mais| Surfista Ítalo Ferreira faz clique no momento exato do eclipse solar

 

Sair da versão mobile