Ícone do site Portal GCMAIS

Agronegócio: projeção de safra de grãos do Brasil em 2023/24 é divulgada pela Conab

Agronegócio projeção de safra de grãos do Brasil em 202324 é divulgada pela Conab

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou sua estimativa para a safra de grãos do Brasil na temporada 2023/24. Os números do agronegócio indicam que a produção total poderá atingir 292,9 milhões de toneladas, representando um crescimento de 6,9% em relação à temporada anterior. Dentre as culturas, o milho se destaca com uma previsão de produção de 115,2 milhões de toneladas, um aumento de 10,2%, enquanto a soja também sinaliza um aumento, com uma projeção de produção de 122,5 milhões de toneladas, um incremento de 5,8%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, também nesta segunda-feira, o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola referente a setembro. Os dados destacam que a área de plantio de soja no Brasil abrangeu 41,8 milhões de hectares, registrando um aumento de 1,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A área destinada ao cultivo de milho também apresentou crescimento, atingindo 31,8 milhões de hectares, um incremento de 4,7%. Por outro lado, a área de plantio de arroz experimentou uma redução, chegando a 1,9 milhão de hectares, o que representa uma diminuição de 2,6%.

Já o Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou informações sobre o estado das lavouras no Paraná. De acordo com os dados, a colheita de soja atingiu 93% de conclusão, com um rendimento médio de 60 sacas por hectare. O plantio do milho safrinha se encontra em 76%, com uma produtividade média de 108 sacas por hectare. Quanto ao milho de primeira safra, ele já está completamente plantado, com uma produtividade média de 62 sacas por hectare.

Outros destaques

  • O Fundo Monetário Internacional (FMI) lançou a edição de outubro do World Economic Outlook (WEO), com previsões que indicam um crescimento econômico global de 3,6% em 2023, uma leve redução em relação à projeção anterior.
  • O Brasil e a Rússia estão atualmente em negociações para ampliar o comércio agrícola, considerando um possível acordo de livre comércio que englobaria o aumento das exportações brasileiras de carne bovina, soja e milho para a Rússia.
  • O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão explorando alternativas para o traçado da BR-242 em Mato Grosso, visando a redução dos custos de transporte de grãos na região.

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  <<<

Publicidade

Leia também | Incêndio de grandes proporções é registrado em Maracanaú; veja vídeo

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<< 

Sair da versão mobile