ENERGIAS RENOVÁVEIS

Ceará e província chinesa de Fujian estabelecem parceria para desenvolvimento em energias renováveis

Acordo visa ao desenvolvimento de capital humano, principalmente entre os jovens

Compartilhe:
16 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

O governador Elmano de Freitas participou, na noite deste domingo (15), da assinatura de um protocolo de intenções entre o Ceará e a província chinesa de Fujian. O acordo visa ao desenvolvimento de capital humano, principalmente entre os jovens, na área de energias renováveis, por meio de um programa de capacitação. Essa iniciativa será concretizada por meio de parcerias entre o estado e empresas chinesas que investem no Ceará.

Ceará e província chinesa de Fujian estabelecem parceria para desenvolvimento em energias renováveis
Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil

A secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, representando o Estado, assinou o termo juntamente com o presidente do Subconselho Provincial de Fujian, Xu Min. O evento também contou com a participação do vice-governador de Fujian, Lin Wenbin, da senadora Augusta Brito e outras autoridades.

Elmano de Freitas enfatizou a importância da colaboração entre o Ceará e Fujian, promovendo um desenvolvimento mútuo cada vez maior. “É uma honra e alegria receber o vice-governador de Fujian e toda sua comitiva. Voltamos ainda mais convencidos da possibilidade de termos muitas ações entre o Brasil e a China, entre o Ceará e Fujian. Queremos fazer ainda mais eventos, mais protocolos, conseguindo cada vez mais oportunidades de colaboração com Fujian”, disse.

Lin Wenbin destacou a relevância tecnológica de Fujian para o cenário chinês e mundial, afirmando que tal experiência pode ser bastante benéfica para o Ceará. “Fujian é o berço tecnológico da China. Acredito que podemos colaborar para o desenvolvimento mútuo em algumas áreas, como 5G e inteligência artificial. Particularmente, também acredito que a cooperação marítima possui um grande potencial, por isso, acho importante incentivar a comunicação entre o Porto do Pecém e o Porto de Fujian”, declarou.

Um dos pontos enfatizados no encontro foi o desenvolvimento do capital humano por meio da cooperação entre Fujian e o Ceará. De acordo com Roseane Medeiros, a aproximação do estado com a China facilita a chegada de mais investidores. “Atualmente, muitas empresas chinesas estão investindo no Ceará. Essa aproximação do estado com Fujian facilita esse processo e fortalece essas parcerias. Esperamos que esse protocolo assinado hoje reforce ainda mais os laços entre Ceará e China”, comentou.

Leia também | Tratamento contra o câncer deve ser implantado em todas as regiões do Ceará

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.