Teoria de Resposta ao Item

Enem: saiba porque “chutar” respostas das questões pode fazer sua nota baixar

Método avalia a coerência no desempenho e beneficia a quem realmente estudou

Compartilhe:
16 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

A espera de milhões de estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está quase chegando ao fim. A prova será realizada nos dias 5 e 12 de novembro. Para quem se preparou o ano inteiro com muito estudo e dedicação, não há o que se preocupar, contudo existe uma parcela de candidatos que costuma fazer o velho “chutômetro” na hora de marcar as questões, mas isso pode ocasionar um mau desempenho na hora de ter a prova corrigida.

Enem: saiba porque “chutar” respostas das questões pode fazer sua nota baixar
Foto: Agência Brasil

Isso porque a nota final não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos. O método de correção usado na prova, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), prioriza o desempenho que for coerente.

A TRI apresenta as seguintes vantagens em relação ao método clássico de correção:

  • ao detectar os famosos “chutes”, ela premia o aluno que, de fato, se preparou para a prova;
  • possibilita a comparação entre candidatos que tenham feito diferentes edições do exame;
  • torna mais improvável que dois concorrentes tirem exatamente a mesma nota, já que o resultado final é divulgado com duas casas decimais (816,48 pontos, por exemplo).

Como exemplo podemos citar a situação de dois alunos que acertaram exatamente o mesmo número de perguntas, mas podem tirar notas diferentes.

O raciocínio por trás disso é que, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas.

Por isso, a importância de ler com atenção às questões, se possível mais de uma vez para tentar fazer a escolha certa e evitar o chute na hora de marcar os itens.

Locais de provas do Enem devem ser divulgados em breve

O local de prova do Enem 2023 pode ser conferido no Cartão de Confirmação do Enem do participante. Este documento confirma a inscrição no exame e contém várias informações fundamentais para a sua realização.

O Cartão de Confirmação do Enem é emitido pelo Inep e pode ser acessado de forma digital através do aplicativo oficial do exame ou pela Página do Participante. Em ambos os casos, será necessário realizar o login com o email e senha inseridos ao se inscrever na prova.

Quando serão divulgados os locais de prova do Enem 2023?

O Cartão de Confirmação, com os locais de prova do Enem 2023 costuma ser divulgado a cerca de duas a três semanas do primeiro dia de prova. Nos últimos anos, a informação foi liberada pelo Inep para os candidatos faltando, em média, vinte dias para o exame.

Leia também| Egito aceita receber brasileiros que desejam sair da Faixa de Gaza, afirma ministro

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.