Para ter acesso ao benefício, o condutor deve baixar o aplicativo e assistir a um anúncio. A medida já está disponível para a população geral.
Aplicativo permite acesso gratuito a vagas de Zona Azul em Fortaleza; saiba como
Com o objetivo de garantir maior rotatividade de vagas em espaços públicos, otimizando o acesso às vagas de Zona Azul, o “Ganhe Azul”, aplicativo habilitado para a venda do Cartão Azul Digital (CAD) em Fortaleza, permite o acesso gratuito aos estacionamentos rotativos na cidade. Para ter acesso ao benefício, o condutor deve baixar o aplicativo e assistir a um anúncio. A medida já está disponível para a população geral.
Os condutores podem usufruir do serviço por meio de sete aplicativos disponibilizados na App Store e na Google Play. O procedimento é rápido, cabendo ao usuário realizar um cadastro inicial em que deve informar os dados pessoais e a placa do veículo. Após ser cadastrado, o condutor precisa adquirir o Cartão Azul Digital (CAD), que pode ser pago por meio de cartões de crédito, débito ou boleto. Em seguida, é necessário apenas ativá-lo.
Tempo de permanência na Zona Azul
O tempo de permanência nas vagas de Zona Azul é de uma ou duas horas, podendo ser prorrogado por igual período. Ainda existe a possibilidade de esse tempo ser de cinco horas, dependendo da área, não havendo prorrogação neste caso. Cada Cartão Azul Digital (CAD) custa R$ 2,60.
A Zona Azul opera atualmente com 6.196 vagas distribuídas em 24 bairros da Capital. Estão concentradas, principalmente, nas áreas da Aldeota, Centro e Meireles, onde há o uso intensivo do solo para serviços ou comércio. Em 2018 o sistema se modernizou, passando a ser digital e dando a oportunidade do condutor adquirir o cartão pela simples tela do celular por meio dos aplicativos disponíveis.
Realidade nos grandes centros urbanos, o sistema rotativo foi criado para melhorar o tráfego nas ruas, aumentando a disponibilidade de vagas e a possibilidade de uso por mais usuários como uma forma de democratizar o espaço público.
Infração
Estacionar em vagas de Zona Azul de forma irregular, sem cartão ou com tempo expirado, é considerado infração grave. A penalidade são 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23. A fiscalização acontece por meio da presença de agentes de trânsito em rotas volantes e do videomonitoramento. Os agentes vistoriam a vaga e, após 15 minutos, verificam novamente para saber se o veículo permanece ocupando aquele espaço e se o cartão foi adquirido.
Investimentos
Todo o recurso da venda do cartão é investido na infraestrutura cicloviária, que segue em constante expansão. Atualmente, são 428,8 km de deslocamento seguro para os ciclistas. Até o fim da gestão do prefeito José Sarto, a estimativa é que Fortaleza chegue a uma malha cicloviária total de 500 km.
Já o Bicicletar, programa de bicicletas compartilhadas, dispõe de 195 estações de bikes e 12 do Mini Bicicletar, já tendo proporcionado mais de 6 milhões de viagens e impedido a emissão de mais de 2.500 toneladas de gás carbônico na atmosfera desde o início de suas atividades, em dezembro de 2014.
Leia também: Economia Criativa: convertendo ideias e conhecimento em negócios
> Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.