O deputado Osmar Baquit (PDT), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta terça-feira (17), defendeu que o grupo aliado do senador Cid Gomes faça uma saída em massa do PDT, em meio ao agravamento da disputa interna entre o núcleo de Cid e o do deputado federal André Figueiredo, que preside nacionalmente o partido.
A proposta de Baquit engloba também os deputados, prefeitos e vereadores do PDT cearense. “Vamos continuar lutando pela verdade e pela justiça. Se comandarmos um novo partido no estado, o candidato do PDT na prefeitura para as eleições ficará em terceiro lugar”, disse ainda.
Na véspera, Cid foi eleito pela reunião do diretório estadual como presidente do PDT Ceará, mas poucos minutos depois do resultado uma decisão da Justiça anulou a validade da reunião, convocada pelos aliados do senador com o objetivo de devolvê-lo ao comando da sigla. A decisão da Justiça acatava pedido feito pela defesa de André Figueiredo, que foi também quem destituiu Cid da posição de presidente.
Osmar Baquit lembrou que, dos 84 membros do diretório estadual do PDT, 49 compareceram e 48 votaram a favor, tendo havido ainda uma abstenção. “Ninguém votou contra, mas, ao final da reunião, uma pessoa ligada ao deputado André Figueiredo disse que a reunião estava anulada devido a uma liminar. Porém, induziram a juíza que fez essa liminar a um erro já que falaram em convenção. Não era uma convenção, era uma reunião”, corrigiu ele.
O deputado ainda afirmou que o PDT é a sigla que hoje tem o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no Ceará e que alcançou esse posto devido à liderança de Cid. “Vamos ganhar mais uma vez na Justiça porque estamos do lado da verdade. A maioria votou no Cid Gomes e ele é o legítimo nome do partido. Espero que a justiça seja feita logo mais”, continuou.
Cid lidera hoje o grupo majoritário dentro do PDT cearense. Já André Figueiredo representa o grupo do qual também integram o prefeito José Sarto e o ex-prefeito Roberto Cláudio, núcleo majoritariamente concentrado em Fortaleza.
Leia também | Justiça anula validade de votação do PDT minutos após Cid ser eleito presidente estadual
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<